Informatização das escolas

A informática tem se tornado um importante instrumento de aprendizagem. Por meio dela, indivíduos de diferentes faixas etárias estão encontrando

A informática tem se tornado um importante instrumento de aprendizagem. Por meio dela, indivíduos de diferentes faixas etárias estão encontrando uma nova forma de aprender e enxergar o mundo. Presente nos mais variados setores da sociedade, empresarial, acadêmico, domiciliar etc., ela não pode ficar em segundo plano na educação básica.

As escolas precisam oferecer aos alunos acesso a essa tecnologia a fim de torná-los capazes de interagir e competir igualitariamente no mercado de trabalho, que é altamente competitivo. E quanto mais cedo começar esse contato com a tecnologia, melhor.

A informática, tem sido uma ferramenta de apoio para matérias e conteúdos pertencentes às grades curriculares. E para que ela agregue realmente na vida dos indivíduos, é preciso que haja educadores com conhecimentos nessa área, dispostos a se atualizarem sempre que possível.

É importante que as escolas tenham computadores com softwares didáticos, programas básicos e acesso internet para que os alunos possam complementar sua aprendizagem. Desse modo, os professores devem estar preparados para orientá-los nas atividades e aproveitar esses recursos tecnológicos da melhor forma. Assim, eles poderão desenvolver o raciocínio, a criatividade e construir o conhecimento de maneira mais eficiente.

Quando uma escola, principalmente as de ensino fundamental I, recebem computadores para os alunos, é de extrema importância ter professores capacitados para ensinar, como utilizar a internet de forma construtiva. Acesso à internet muitas crianças já tem em casa, mas infelizmente usam para assistir desenhos, vídeos ou somente para jogos. Essas crianças precisam aprender a usar esta ferramenta de forma inteligênte, mas a maioria dos pais não tem como ensinar, afinal, nem eles mesmos utilizam dessa forma, Cabe então aos professores suprirem essa necessidade.