Responsivo

Intercâmbio cultural e a expansão da visão

A criação de programas de intercâmbio é um investimento na formação de jovens líderes globais, capazes de contribuir positivamente para o desenvolvimento social

Na editoria Laranjeiras desta edição (página 3) pautamos a nova edição do programa ‘Ganhando o Mundo’, uma iniciativa do governo em levar estudantes da rede estadual para outros países, uma oportunidade para alunos da rede pública de fazer um intercâmbio para expandir suas visões do mundo e de diferentes culturas.

Diversos jovens de Laranjeiras e região já fizeram intercâmbio para países como a Bélgica, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá, entre diversos outros. Alguns pelo Youth Exchange Program (YEP) do Rotary Internacional e os mais recentes pelo ‘Ganhando o Mundo’. Todos voltaram com novas ideias e visões diferentes que anteriormente. Sair de uma região pequena para outros países abre muitas oportunidades de carreira pela frente, além da mudança de visão que os intercambistas tem do próprio país. A vivência em outra região proporciona um crescimento pessoal e profissional que é valorizado pelas empresas e instituições de ensino tornando o jovem mais competitivo no mercado de trabalho.

De início o choque de cultura pode ser um momento assustador, mas é também uma oportunidade de aprender sobre outros modos de vida e pensar. Entender como as pessoas pensam e agem em outros lugares pode ajudar a compreender melhor a nossa própria cultura.

A troca de informações é outra parte essencial do intercâmbio. Ao conviver com pessoas de diferentes culturas, podemos aprender muito sobre suas tradições, crenças e valores. Isso nos permite enriquecer a nossa própria visão de mundo, além de adquirir novas habilidades e conhecimentos. A troca de informações é um processo constante, que pode continuar mesmo depois do intercâmbio, por meio de amizades e conexões que duram para toda a vida.

No Paraná, o programa Ganhando o Mundo tem sido uma excelente iniciativa para incentivar os estudantes a fazer intercâmbio. Ele oferece a oportunidade de estudar em outros países e aprender novas habilidades e conhecimentos. Além disso, o programa também ajuda a promover a diversidade cultural e a troca de informações, fomentando a construção de uma sociedade mais aberta e conectada.

A implementação de programas de intercâmbio como o ‘Ganhando o Mundo’ do Paraná e o Youth Exchange Program (YEP) do Rotary Internacional em outras regiões do país são fundamentais para que mais jovens possam ter acesso a essas oportunidades. A criação de programas de intercâmbio é um investimento na formação de jovens líderes globais, capazes de contribuir positivamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural de suas comunidades e do mundo como um todo.