O esporte no centro das atenções

Pela 27ª vez a região da Cantuquiriguaçu realiza os Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan’s). Desta vez Quedas do Iguaçu vira

Pela 27ª vez a região da Cantuquiriguaçu realiza os Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan’s). Desta vez Quedas do Iguaçu vira o centro das atenções, pois é nesta cidade que acontecem os jogos. Neste ano, 14 municípios estão disputando 29 modalidades esportivas. E quatro delas são novas: apresentação artística, ciclismo, tênis de quadra e futebol sete feminino.

Com a inclusão do futebol 7 na modalidade feminina, podemos ver o quanto o esporte é cada vez um meio de inclusão social. Quando se fala em esportes, logo vem a mente alguns homens correndo atrás de uma bola. Seja ela na quadra ou no campo. A exemplo a seleção feminina de futebol, que até este ano nunca viu os jogos da Copa do Mundo Feminina serem transmitidos na TV aberta como acontece este ano.

É nesse viés que usamos este espaço para colocar o esporte como um dos fatores mais eficazes na inclusão. O esporte é capaz de eliminar diferenças sociais gritantes que dificilmente em outro meio seriam quebradas. O meio esportivo tem um enorme potencial para disseminar valores e normas de condutas sadias.

Em que outra atividade que reúna mais de 2 mil pessoas durante quase uma semana, salvo raras exceções, não ocorra algum tipo de desavença? Toda e qualquer modalidade esportiva exige ordem, paciência, disciplina e muita perseverança. Por isso a importância da prática de atividades esportivas, que além de fazer bem à saúde é um dos grandes responsáveis para desenvolver a ética no indivíduo.

E vale destacar ainda que o esporte regional vem ganhando muitos incentivos e investimentos nos últimos dois anos. A exemplo dos times da região que disputam ou disputaram a Série Bronze. Vejam só, termos dois times na Prata em 2020: Operário Laranjeiras e Pinhão. Que orgulho para nossa terra.

Encerramos esse espaço convidando a população da Cantu para prestigiar a 27ª edição dos Jarcans em Quedas do Iguaçu que inicia hoje e segue até domingo. Boa sorte a todos os atletas.