Perigos da baixa umidade para a saúde

A baixa umidade do ar tem afetado a região e causado inúmeros incômodos à população. É comum as pessoas se

A baixa umidade do ar tem afetado a região e causado inúmeros incômodos à população. É comum as pessoas se queixarem de irritações nos olhos, nariz, lábios e no sistema respiratório.
Tivemos esta semana os medidores de umidade apontando entre 20 e 30%, o que são marcas consideradas muito baixas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o ideal é que os medidores mostrem uma umidade variando entre 40% e 60% para que o corpo humano continue saudável. O que, infelizmente, não aconteceu na nossa região nos últimos dias.
No entanto, o tempo seco não causa alergias, apenas acentua uma crise, pois quem já tem rinite pode piorar durante esse período. A mesma coisa com a asma, as crises são mais comuns ou podem ser mais graves com o tempo seco. 
Isso não quer dizer que você está livre desses problemas caso não tenha histórico de alguma dessas doenças alérgicas. Ninguém está imune dos impactos da baixa umidade do ar. Todos — crianças, jovens, adultos e idosos — devem tomar os devidos cuidados para não sofrer com o calor e a estiagem.
Na matéria publicada na página 04 da edição de hoje, a clínica geral, Meidelys Martinez, que trabalha atualmente em Laranjeiras do Sul, afirma que o mais importante para aliviar os sintomas é a hidratação, tomar bastante água, lavar as narinas com soro fisiológico, e tentar ao máximo aumentar a umidade do ar, em casa ou no trabalho. Ela indica umidificadores de ar, bacias com água e toalhas úmidas, mas recomenda cuidados, pois se ficar muito úmido podem crescer fungos que não são bons para a saúde. 
Pesquisando a página do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão para os próximos 15 dias a secura não deve persistir, teremos dias menos secos, que os enfrentados recentemente.
A previsão portanto, em relação a umidade relativa do ar é alvissareira, porém a temperatura deve permanecer alta nos próximos dias e muita gente recorre ao ventilador para se refrescar , no entanto este aparelho também seca o ar, por isso é importante seguir as recomendações da Dra. Meidelys na ora de ligar o ventilador,  providenciando um recipiente com água ou uma toalha umedecida,  para não continuar sofredor com a baixa umidade.  
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail