Projeto de Pinhão serve de exemplo

“Seu bairro, Nossa Meta” é a alegria do prefeito José Vitorino

Com a retomada do projeto “Seu bairro, Nossa Meta”, o prefeito José Vitorino, de Pinhão, melhorou em muito a máxima que diz que as pessoas moram nos municípios, não no Estado ou na União. Naquela cidade, elas moram nos bairros e lá deve estar o poder público.

Ao concentrar praticamente todas as secretarias, durante dois dias, em uma única localidade, o prefeito dá exemplo de esforço e atenção aos reais problemas que atingem aquela comunidade, sem olhar cores partidárias, favorecimento ou nepotismo.

O Brasil possui 5568 municípios, onde os brasileiros vivem e trabalham. No entanto, a Constituição de 1988, que define o Pacto Federativo concentra muito mais recursos na União, do que no Estados e municípios.

Do total de R$ 1,87 trilhões arrecadados no Brasil em 2021, 68% ficou com a União, deste total, 58% foi para Brasília, 24% para os estados e 18% para os municípios.

Nós que acreditamos e defendemos a pauta municipalista, entendemos que isso é um contra senso, pois o ente federativo que mais atua e é cobrado pela população (o município) é o que fica com a menor fatia do bolo.

Isso cria a política de pires na mão, ou seja, prefeitos e governadores em romaria à capital federal para, por meio de emendas e projetos federais, poder trazer melhorias às suas cidades. Ultrajante.

Por outro lado, a União, sem conhecer a realidade brasileira, muitas vezes lança editais pouco afeitos ao cenário local. É clássico o caso dos antigos CIEPS (Quedas e Laranjeiras têm um cada), um projeto aberto e arejado, feito para o calor do Rio de Janeiro, que em muito prejudica a saúde de quem dele precisa fazer uso no Sul do país.

Ao reiterar nossa defesa pela agenda municipalista, queremos parabenizar a iniciativa do prefeito Vitorino e sua equipe, pois sabemos do enorme esforço que deve ser deslocar a máquina municipal para um verdadeiro mutirão. Que o belo exemplo gere frutos.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail