Quanto você dirige com o celular na mão?

Um a cada cinco motoristas usam o celular enquanto dirigem, conforme uma pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. O

Um a cada cinco motoristas usam o celular enquanto dirigem, conforme uma pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. O ministério alertou ainda que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país.

Conforme a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. Ainda de acordo com a instituição, o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito.

Uma mensagem de texto, por exemplo, pode até parecer inofensiva no trânsito. Mas um estudo feito pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária apontou que desviar o olhar para responder uma mensagem no Whatsapp a uma velocidade média de 80 km/h é como se o motorista dirigisse a uma distância que equivale a um campo de futebol inteiro com os olhos fechados.

O estudo apontou que alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito enquanto interagem em alguma rede social. Sendo assim, abrir o Facebook à velocidade de 50 km/h equivale a deixar o carro dirigir sozinho por uma extensão equivalente a 12 veículos populares enfileirados. A pesquisa também cita o Instagram. Para se ter uma ideia, o simples fato de carregar a rede social à velocidade de 50 km/h equivale à percorrer a extensão de duas carretas enfileiradas com os olhos fechados.

O uso de celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada gravíssima, sendo passível de multa de R$ 293,47, além de render 7 pontos na carteira de habilitação

Porém, mais do que ser multado com pontos ou valor em cifras, os motoristas precisam ter a consciência de quantas vidas estão colocando em perigo com esse ato. Sabemos que hoje em dia a tecnologia vem para facilitar em muito nossas vidas, porém, será mesmo que é tão necessário assim ‘interagir’ enquanto dirige? O custo para ficar ‘conectado’ o tempo todo pode ser alto. Pensem nisso.