Rumo a bons números

Ainda é cedo para pensar em Natal, festas e férias. Será mesmo? Para os comerciantes certamente que não, já que

Ainda é cedo para pensar em Natal, festas e férias. Será mesmo? Para os comerciantes certamente que não, já que o final de ano é a melhor época de venda. Seja um presente, um biquini ou maiô novo, seja ainda aquele look especial para a ceia de Natal ou a virada de ano.
Ainda no segundo semestre, por influência americana, centenas de comércios promovem a ‘Black Friday’, conhecida por oferecer descontos muito atrativos aos compradores.
De acordo com uma pesquisa da revista Exame, que só confirma o que todos já sabem, o Natal é a data mais importante para o comércio. Seguido do Dia das Mães. A terceira colocação varia entre Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Páscoa.
Ainda falta muito para se chegar ao volume de vendas de 2014, recorde no Brasil, mas conforme dados divulgados pelo IBGE ontem, o comércio teve um crescimento de 1% em julho comparado a junho deste ano.
No Paraná, esse aumento foi mais significativo. O aumento foi de 4,86%. Em Laranjeiras, foi de 1,34%. 
Pode não representar um grande aumento, mas só o fato de não ter perda mostra que estamos no rumo do crescimento até o final do ano, conforme afirmou o secretário executivo da Acils.
Mas aliada a esse crescimento, é preciso que os comerciantes e principalmente quem está lá na ponta, que são os vendedores, entendam a importância do bom atendimento, fator que pode ser decisivo para pessoa voltar ou não a comprar em determinada empresa.
Conseguir levar o cliente para dentro da loja é o primeiro desafio que toda empresa precisa superar. Mas manter é o maior de todos.