Se a informação é tendenciosa, é bom checar antes de passar para frente

É como se fossem os velhos boatos, só que agora impulsionados pela tecnologia da internet, o que permite que a informação tome uma proporção sem limites

Fale-se muito em Fake News, principalmente em períodos eleitorais. Mas esse é um problema que deve ser combatido sempre, em qualquer época. Mas afinal o que são Fake News? São notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).

É como se fossem os velhos boatos, só que agora impulsionados pela tecnologia da internet, o que permite que a informação tome uma proporção sem limites. A Fake News têm um grande poder viral, espalhando-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do de quem recebe a notícia, fazendo com que as pessoas consumam o material sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.

A imprensa séria luta dia após dia contra este tipo de informação, mas a verdade é que a produção e veiculação de Fake News constituem um verdadeiro mercado, formado por pessoas sem caráter ou preocupação com o que é correto.

É necessário que as pessoas se conscientizem e busquem checar notícias antes de tomar como verdades. Principalmente se tratarem-se de informações que causem grande espanto ou venham a ferir a integridade de alguém, seja quem for.

Por mais que uma pessoa, ou um grupo de pessoas não gostem de uma determinada figura pública, empresa, famoso ou quem quer que seja, isso não dá o direito de espalhar mentiras. Quem compartilha Fake News tem sua parcela de culpa na difamação que ela causa. Colocar-se no lugar do outro é sempre uma dica de ouro.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail