Título: Conta de água subirá 8,53% na próxima semana

A partir da próxima quinta-feira (1º), os paranaenses terão de desembolsar um valor maio para pagar a conta de água.

A partir da próxima quinta-feira (1º), os paranaenses terão de desembolsar um valor maio para pagar a conta de água. Isso porque a Sanepar anunciou um aumento médio de 8,53% nas tarifas.

O reajuste faz parte de um índice de reposicionamento tarifário, de 25,63%, que deve ser aplicado durante oito anos. O aumento em junho é apenas a primeira parcela. As demais serão anuais, de 2,11%, acrescidas de correção monetária no período, com base na taxa Selic.

Além do reajuste, outra mudança proposta é a cobrança da tarifa mínima. A partir de agora, todos os usuários da empresa têm que pagar um valor mínimo de 5 metros cúbicos, independente de terem consumido menos que isso. Antes da mudança, a tarifa era de 10 metros cúbicos de água.

Apesar do acréscimo no valor, essa alteração pode beneficiar consumidores que já gastavam até 5 metros cúbicos, pois a fatura tende a cair.

Já sabemos, no entanto, que pelos próximos anos já há um reajuste anual previsto para a conta.

A medida que prejudica de um lado beneficia de outro. Pois apesar de a fatura final ser maior, quem consome menos também terá a oportunidade de pagar menos.