AS TEMPESTADES PASSAM

É preciso enxergar além das circunstâncias, para tanto é preciso estar atento aos grandes exemplos que temos a nossa volta,

É preciso enxergar além das circunstâncias, para tanto é preciso estar atento aos grandes exemplos que temos a nossa volta, é preciso ter fé e manter ávida a esperança. Como a criança que está aprendendo a andar, e não desiste depois da primeira queda, nós adultos precisamos encontrar forças para levantar depois de cada tombo.

Assim como o galo não desiste de cantar a cada amanhecer, chova ou faça sol, nós precisamos aprender a acordar gratos para vivenciar mais um dia e realizar aquilo que nos está proposto.

Assim como as formigas que não deixam de trabalhar nos dias quentes e fatigantes, pois reconhecem que são frágeis demais para suportar o rigor de um inverno, nós também devemos reconhecer a nossa força e fraqueza, o nosso potencial e nossas limitações, pois quando sabemos de fato quem somos, nos aceitamos melhor, nos valorizamos mais e ensinamos os outros a nos valorizar.

Essa reflexão de não desanimar em dias difíceis me fez lembrar de uma história, ou fábula, não importa, o que de fato interessa é que nos ensina algo.

Uma jovem dirigia o carro da família, ao lado de seu pai, quando começou uma forte chuva, ela pergunta ao pai o que deveria fazer, e o pai responde: ‘continue dirigindo’, a chuva foi ficando cada vez mais intensa e o tempo ficando escuro e então ela pergunta novamente ao pai o que deve fazer e a resposta é a mesma: ‘continue dirigindo’, passado mais alguns instantes a tempestade é torrencial, os caminhões começam a encostar, bem como outros veículos buscando abrigos, ela assustada faz novamente a pergunta ao pai que prontamente responde: ‘continue dirigindo’, passados alguns minutos e o céu vai ficando cada vez mais claro, a chuva cessa, e o dia abre, aliviada a jovem olha para o pai e este lhe diz: ‘agora pare’, ela sem entender rebate: ‘mas por que agora?’ E então o pai diz olhe para trás, se tivesse desistido e parado ainda estaria na tempestade, mas a sua perseverança a tirou de lá.

Na vida há momentos (e não são poucos infelizmente) que a vontade é parar, procurar abrigo, mudar o rumo, ou mesmo desistir, mas devemos nos lembrar que tudo é efêmero, portanto busque fé e alimente a esperança de que vai conseguir, se não desistir.

Vejamos o dia, que insiste em surgir a cada manhã, sinalizando para nós a maior motivação que precisamos para ter renovado o nosso ânimo, a nossa fé e a nossa esperança.

A Bíblia diz no livro de Isaías capítulo 40 e versículo 31, Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

‘Subirão com asas como águias’, as águias voam alto, estão acima das circunstancias, portanto enxergam além, que linda promessa! Isso nos revela que é possível sair para além das situações difíceis, visualizar e focar no porvir.

Se olharmos além das circunstâncias veremos que há mais motivos para continuar do que para desistir.