Cinco descobertas que você terá ao simular sua aposentadoria

É bem comum o trabalhador pensar que não precisa se preocupar com CNIS, documentação, vínculos, etc, antes de dar entrada com o pedido

Olá, pessoal. Chegou nossa Quinta do Direito. Muitos segurados deixa para simular sua aposentadoria quando estão perto de se aposentar, e isso pode gerar vários problemas.

É bem comum o trabalhador pensar que não precisa se preocupar com CNIS, documentação, vínculos, etc, antes de dar entrada com o pedido. E ao solicitar a aposentadoria nessas condições, os danos podem ser irreversíveis.

Então resolvi escrever esse artigo para lhe mostrar algumas descobertas que podem acontecer caso você resolve simular sua aposentadoria e como isso pode ser vantajoso para você!


Descoberta número 1 – Encontrar falhas no CNIS: Nos dias atuais é muito difícil um trabalhador que tenha ficado apenas em 1 trabalho e por isso você deve ficar muito atento.

Pois dentro das contribuições de um segurado, podem existir aquelas como empregado, como autônomo, quando atua em atividade especial, quando tem tempo rural… Quanto mais particularidades existirem, maior deve ser sua atenção.

Dificilmente o CNIS estará com 100% das informações, e essas informações podem alterar significativamente o resultado de uma aposentadoria e esse é um fato pela qual você deve realizar um cálculo da sua aposentadoria, para conferir se seu CNIS está correto.

Descoberta 2 – Qual a aposentadoria mais vantajosa no seu caso: Existem situações onde o segurado acredita que preencheu os requisitos para se aposentar. E com base nessa informação, deseja requerer seu benefício junto ao INSS o quanto antes. Porém, isso pode ser um grave erro.

Muitos trabalhadores não fazem ideia de que podem ter direito a mais de um tipo de aposentadoria ou a outro tipo de aposentadoria mais vantajosa. Algumas vezes, aguardar poucos meses pode fazer outra espécie de aposentadoria ser alcançável e com isso aumentar até mesmo o valor a ser recebido.

Por isso é indispensável calcular todas as espécies de aposentadoria antes de encaminhar o benefício para garantir aquele que será o mais vantajoso financeiramente. Neste sentido realizar um cálculo completo é essencial, pois trará uma visão sobre as diversas possibilidade e guiará a escolha do segurado para não ocorrer prejuízo.

Descoberta 3 – Se você pode se aposentar pelas regras antigas: Em novembro de 2019 começou a valer a Reforma da Previdência e com isso novas regras passaram a existir. Do mesmo modo, a forma de cálculo também mudou e com isso há grande tendência em reduzir o valor do benefício se comparado com as regras anteriores.