Clonagem de Whatsapp: como funciona e o que fazer se isso acontecer com você

Toda quinta-feira, Gisele Spancerski esta aqui para abordar questões jurídicas do dia a dia que podem te ajudar muito!

Venha conferir!…

Olá, pessoal! Chegou nossa Quinta do Direito e hoje venho trazer para vocês um assunto de extrema importância e de segurança pessoal!

Vamos conversar sobre clonagem do Whatsapp e infelizmente essa é uma situação comum no dia a dia e que deve ser levada a sério, já que esse tipo de golpe pode gerar grandes transtornos.

Além de causar grandes transtornos para você, também pode causar transtornos para seus amigos e familiares! Afinal, o golpe pode induzi-los a depositar dinheiro para o criminoso. E não apenas isso, você também pode perder registro de conversas importantes.

Mas doutora e como eu posso fazer para evitar essa clonagem ou caso já tenha sido clonado, o que fazer? Fica tranquilo, que eu vou responder todas suas dúvidas.
Então vem comigo que hoje tem bastante informação para sua segurança!

Como funciona

Primeiro você precisa entender como funciona a clonagem. A clonagem do WhatsApp é o tipo mais comum de golpe aplicado pelo aplicativo de troca de mensagens instantâneas.

Nesse caso, o golpista ele entra em contato por Whats, se passando por um funcionário de uma loja, de um banco, de alguma empresa e a conversa se baseia em “Vou te enviar um código de seis dígitos, você pode reencaminhar ele para mim?”

Esse é o código de segurança gerado todas as vezes que o aplicativo é instalado em um número diferente. Ao informar esse código ao ator do golpe você está, literalmente, dando sua conta do WhatsApp para ele.

Se você passar esse código, ele poderá entrar no seu Whats pelo celular DELE! Ou seja, você perde seu Whats. Automaticamente você é retirado do Whatsapp e o golpista passa ser dono dele. E todos os números e conversas continuarão lá e é ai que começa os golpes.

O que fazer caso tenha sido clonado?

Primeiro – Avise seus familiares e amigos! Isso vai garantir que eles não caiam na conversa do golpista.

Segundo – Não bloqueie sua linha telefonica, pois você vai precisar que teu número esteja ativo para recuperar seu whats.

Terceiro – Tente reativar sua conta novamente. Como assim? No próprio aplicativo do Whatsapp que você tem no seu telefone, ele tem uma opção chamada “Ativar sua conta por SMS”, clique nessa opção e ele enviará um código via SMS para você reativar sua conta.

Quarto – Caso você não tenha conseguido reativar sua conta via SMS, procure um ADVOGADO. Conversar com um advogado é uma das principais ações em caso de clonagem de WhatsApp, principalmente quando existe a situação de que algum amigo ou familiar passou dinheiro para os bandidos.

Como evitar que aconteça?

E o que fazer para evitar que essa clonagem aconteça? Os melhores procedimentos que você pode fazer está dentro do próprio aplicativo do Whatsapp. O principal deles é configurar, em seu app, a autenticação de duas etapas ou dois fatores.

E o que é essa autenticação de duas etapas/dois fatores? Esse é um recurso que insere uma segunda verificação de identidade do usuário no momento que alguém entra na conta, ou seja, quando alguém entrar na sua conta, eles enviará um novo código de acesso, evitando o acesso às contas mesmo quando a senha é vazada.
Para configurar a autenticação de duas etapas no seu aplicativo do WhatsApp, siga as instruções:

  1. Entre no seu app do WhatsApp;
  2. Clique em “configurações”;
  3. Clique em “conta”;
  4. Clique em “confirmação em duas etapas”;
  5. Clique em “ativar”


Espero que vocês tenham gostado e aproveitem para me seguir no instagram @giselespancerski.adv

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail