Seis das principais dúvidas sobre aposentadoria

Toda quinta-feira, Gisele Spancerski estará aqui para abordar questões jurídicas do dia a dia que podem te ajudar muito!

Hoje falaremos sobre as principais dúvidas sobre aposentadoria. Se você tem dúvidas, continua por aqui que eu tenho certeza que a maioria delas estarão descritas aqui no jornal, para ser exata trouxe exatamente seis das principais dúvidas bem comuns no meu dia a dia como advogada.
Então vem comigo que hoje tem bastante informação útil para vocês!

1. Qual a idade em 2021 para a mulher se aposentar?
Precisa-se de 61 anos de idade. As novas regras mudaram para 62 anos mas será a partir de 2023.

2. Completei o tempo de contribuição mas ainda não tenho idade. Devo continuar pagando o INSS?
Precisar em regra não precisa, mas pode trazer vantagens no momento da aposentadoria. 1ª vantagem é aumentar o salário de benefício ou caso aconteça alguma doença ou morte, você e sua família serão beneficiados.

3. Tempo de auxílio-doença conta para aposentadoria?
Sim, desde que você efetue uma contribuição após cessar o benefício.

4. Aposentado que continua trabalhando deve continuar pagando o INSS?

Não é obrigado a trabalho, porém se trabalhar é obrigatório pagar o INSS todos os meses e não haverá aumento proveito algum dessa contribuição

5. Já tenho idade para aposentar mas não tenho tempo, posso pagar tudo de uma vez?
Depende, deverá passar para uma análise do tempo que ficou para trás.

6. Trabalho como MEI, posso me aposentar?
Sim, o microempresario individual contribui com seu pagamento mensal para a manutenção da empresa. Além disso, poderá contribuir adicionalmente para elevar o valor do benefício ao longo do
tempo.

Planejamento previdenciário

Agora venho trazer para vocês um assunto muito importante que faz toda a diferença na hora de se  aposentar. Você já ouviu falar sobre o planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário é um serviço de organização e de preparação da pré aposentadoria. Ele tem como objetivo garantir que o trabalhador se aposente de forma mais simples, rápida e recebendo o melhor benefício possível.
Feito através de um estudo documental de toda atividade do trabalhador junto ao INSS, é estabelecido se já é o melhor momento de se aposentar, ou se ainda não for o momento, quando será, por quanto tempo deverá contribuir ao INSS e por quais valores.
Recomendo que faça o seu planejamento o quanto antes.

Espero que vocês tenham gostado e me sigam no instagram.
@giselespancerski.adv

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail