Balsa entre Porto Barreiro e Chopinzinho deve voltar a operar ainda este ano

Reativação é sonho antigo da comunidade de Porto Santana, que vai viver novo ciclo de prosperidade

Quando foi emancipado, em 1995, o município de Porto Barreiro discutiu amplamente onde seria sua sede. O então chamado “Barreirinho”, acabou sendo o escolhido, por sua proximidade com Laranjeiras, mas Porto Santana permanece com sua importância capital, não só para a cidade, mas para a região. Foi lá que começou parte da colonização e onde nasceram diversos nomes ilustres da Cantu.

E em breve a comunidade vai comemorar um sonho antigo. Em recente conversa com o prefeito Vanderlei Wolff, tivemos a notícia de que a balsa que liga o Porto Santana à Chopinzinho deve retornar em operação ainda este ano.  “A licitação que fizemos em 2021 para terceirizar a operação da balsa deu vazia. Então partimos para outra solução que foi criar a TMAI – empresa pública que vai regulamentar e administrar o serviço de transporte da balsa”, disse o prefeito.

Segundo Henrique Wedderholff Herrmann, técnico responsável pelo projeto, os laudos finais para metragem do casco estão sendo providenciados. “Nossa balsa terá capacidade para transportar, inclusive, carretas. Vai atender em horário comercial, inicialmente com quatro viagens por dia”, explicou Henrique.

Com a reativação da balsa, Porto Santana deve viver um período de revitalização. Wolff já tem um termo de compromisso do prefeito de Chopinzinho, Edson Luiz Cenci, para arumar a estrada de seis quilômetros que liga à balsa pelo lado daquele município. “Aqui também vamos trabalhar o acesso, facilitando o escoamento da produção e o turismo”, afirma Wolff. A comunidade está recebendo ainda uma revitalização na Avenida das Flores e diversas empresas privadas, como hotéis fazenda estão em contato para se instalar por lá.

Prefeito Wanderlei Wolff: “Porto Santana merece essa retomada

Notas Rápidas

Compra de canabidiol

Promulgado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), em 13 de fevereiro, o projeto de lei 962/2019 que desburocratiza o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtorno de saúde, passa a valer a partir do dia 13 de março.

Autores

O projeto é de autoria dos deputados Goura (PDT), o agora deputado federal Paulo Litro (PSD) e o ex-deputado Michele Caputo (PSDB). O acesso ao medicamento será concedido desde que diversos requisitos sejam apresentados, como: possuir um laudo de profissional legalmente habilitado na medicina contendo a descrição do caso e prescrição médica contendo, obrigatoriamente, o nome do paciente e do medicamento, o quantitativo e o tempo necessário para o tratamento, entre outros.

Governador em Laranjal

Com a conclusão das obras de revitalização de diversas ruas da cidade e o portal em construção, Laranjal quer agora inaugurar as melhorias no melhor estilo. O primeiro secretário da ALEP, deputado Alexandre Curi, deve organizar uma visita do governador Ratinho Junior para ver de perto as obras. Na foto, da esquerda para a direita, a chefe de Gabinete, Tatiane Brey e o secretário de Administração, Loi Dutra, ao lado dessa colunista, em visita ao munícipio.

Homenagem a Maria Goretti

Com o dia da mulher se aproximando, vamos usar a coluna para homenagear mulheres que nos inspiram. Começamos por uma sumidade no meio da saúde paranaense.

A homenagem de é hoje é para a enfermeira Maria Goretti David Lopes. Ela lidera a diretoria de Atenção à Saúde e Vigilância Sanitária, da secretaria de Estado da Saúde, com competência e serenidade. Formada na Universidade Estadual de Londrina, com pós graduação em Recursos Humanos na Saúde, é uma líder nacional da Enfermagem e ex vereadora de Curitiba. Maria Goretti enfrentou a pandemia de covid-19 durante todo o tempo coordenando o Centro de Operações Especiais da secretaria da Saúde do Paraná e conseguiu auxiliar os municípios e profissionais na assistência diária e ainda na vacinação.

Não esqueceu as outras áreas também afetas a sua diretoria como dengue, febre amarela, hanseníase, tuberculose, poliomielite, sarampo entre outras doenças integradas ao cotidiano, além da saúde da família, neonatal e da mulher. Recebeu reconhecimento pelos trabalhos do PlanificaSUS no Paraná e do combate à arboviroses pela OMS em São José dos Pinhais.

Maria Goretti é casada, mãe de dois filhos ainda encontra disposição para cursar Direito na UniCuritiba, onde está na reta final do curso. Uma mulher inspiradora. Parabéns!


Para pensar:

O coração tem domicílio no peito.
Comigo a anatomia ficou louca.
Sou todo coração.

Que os meus ideais sejam tanto mais fortes quanto maiores forem os desafios, mesmo que precise transpor obstáculos aparentemente intransponíveis. Porque metade de mim é feita de sonhos e a outra metade é de lutas.

-Vladimir Maiakóvski