Muffato: o homem que levou Laranjeiras a dominar o litoral paulista

Seu talento e dedicação merecem ser objeto de homenagem e reconhecimento

Ele é laranjeirense. Mas pela discrição e solicitude, bem poderia ter nascido mineiro. Desde 2001 como presidente da Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Grandes Lagos do Paraná e Litoral Paulista, Orlando Muffato levou a instituição a um crescimento impressionante, dominando boa parte dos municípios da Cantu. E aceitando um ousado desafio a partir de 2015, a cooperativa Sicredi de Laranjeiras vem desbravando o litoral de São Paulo, com mais de uma dezena de agências instaladas.

Sua carreira sempre levou em conta a união entre teoria e prática. Muffato foi aluno do antigo Colégio Comercial Estadual Otaviano Amaral, de Laranjeiras onde cursou contabilidade. Graduou-se em Gestão do Agronegócio, pela Unicentro e tem ainda duas pós graduações, uma em Cooperativismo e Desenvolvimento de Agronegócios e a outra, uma formação pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. E como liderança precisa ser desenvolvida sempre, estudou nas mais renomadas escolas de negócios como:  Babson Executive Education, Cambridge, Wharton School e Fundação Dom Cabral.

Seu currículo traz ainda dezena de cursos, formações, palestras e viagens de estudo. Ele já esteve em Bruxelas, Bélgica, França e Espanha e Estados Unidos, aprendendo sobre o modelo de cooperativismo destes países.

Orlando atua ainda no setor agropecuário desde 1986. Entre 1980 e 1981 trabalhou no fórum de Laranjeiras e de 81 a 86 foi funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. No Sicredi começou como conselheiro fiscal em 1996. No ano passado foi escolhido para Conselheiro Fiscal da Central Sicredi PR/SP/RJ.

Este é um resumo da brilhante trajetória de Orlando Muffato, cujo talento e dedicação merecem ser objeto de homenagem e reconhecimento. A Sicredi Grandes Lagos, cujo patrimônio líquido passa de 1,4 bilhões, tem o DNA laranjeirense e embora Orlando sempre ressalte o valor do seu time, a verdade é que sem bom técnico ou um bom capitão, o time não desenvolve todo o seu potencial.

Alô presidente Carlos Alberto (Magrão) Machado! Fica a nossa sugestão para que a Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul lhe conceda um titulo de Cidadão Benemérito, como forma de reconhecer suas contribuições ao desenvolvimento local e regional. Com certeza isso o motivará ainda mais.


Notas

Bairro Santa Clara

O prefeito Dino de Candói, bem podia ganhar uma estátua no bairro Santa Clara, daquele município. Após seis gestões municipais, será no mandato dele que finalmente o bairro será revitalizado e as casas deixarão de ser imundadas, quando chove muito. Os investimentos são acima de R$ 3,5 milhões. Obras de esgoto não costumam dar votos, mas dão dignidade. 


XXIV Marcha dos prefeitos

Entre os dias 27 e 30 de março, Brasília receberá milhares de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Na pauta, debate com os novos ministros, arenas técnicas, congresso e ao final, a carta dessa edição da marcha. Todos os hotéis da capital federal estão lotados, quem ainda não reservou, terá de ficar nas cidades satélites. A principal reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios é um pacto federativo mais justo. Já está na hora.


Mordida do leão

Começa hoje (15) e vai até o dia 31 de maio o período para declaração do imposto de renda. Uma das novidades deste ano é que o contribuinte pode usar a declaração pré-preenchida logo na abertura do período de entrega do documento, facilidade disponível tanto para o programa de computador quanto on-line e no aplicativo. Medida visa minimizar erros e oferecer mais comodidade.


Razão de ser

Escrevo. E pronto.

Escrevo porque preciso,

preciso porque estou tonto.

Ninguém tem nada com isso.

Escrevo porque amanhece,

E as estrelas lá no céu

Lembram letras no papel,

Quando o poema me anoitece.

A aranha tece teias.

O peixe beija e morde o que vê.

Eu escrevo apenas.

Tem que ter por quê? (Paulo Leminski).