E agora José?

E agora José? A manifestação acabou. O povo sumiu. Você que é apartidário, que zomba dos petistas. Que faz discursos

E agora José?

A manifestação acabou. O povo sumiu. Você que é apartidário, que zomba dos petistas. Que faz discursos contra a corrupção. Você que protesta contra a corrupção, mas tem uma Sky gato, que fura a fila do banco, que não dá o troco certo, que sonega e não fornece nota fiscal ou recibo para seu cliente.

E agora José?

Você está constrangido, sem discurso e sem manifestação para ir. O governo que você ajudou a colocar no poder montou um Ministério sem mulheres e sem minorias. Como em pleno século XXI explicar isso para a sociedade brasileira e mundial?

E agora José?

O Ministério que o governante depositário das suas esperanças escolheu é cheio de corruptos e você queria varrer a corrupção do governo. O mundo todo está dizendo que o Brasil é um gigante orgulhoso, mas, não passa de uma república das bananas como Honduras e Paraguai que inclusive passaram por golpe semelhante.

E agora José?

Você que elogia a eficiência das empresas privadas, critica a corrupção das estatais e afirma que se fossem privadas não haveria corrupção. Você que veste a camisa da seleção brasileira como símbolo de luta contra a corrupção. Na Copa realizada no Brasil que você gritava que não haveria, a seleção perdeu feio para a Alemanha e a CBF é uma empresa privada e é corrupta, até o FBI prendeu dirigente dela. E a SAMARCO fruto da privatização da ex-estatal Vale do Rio Doce não cuidou da manutenção das suas barragens e causou o maior desastre ambiental do Brasil.

E agora José?

Você não sabe se tira aquela bandeira da sua janela porque o novo governo é ainda mais corrupto, e você sabe que sobre a Presidenta afastada não havia nenhuma comprovação de corrupção que a envolvesse, porém, a coisa é diferente com o presidente que você ajudou a subir a rampa do Planalto, pois, ele é ficha suja.

E agora José?

Você pensou que depois de afastar Dilma, o Cunha, seu até então malvado favorito necessário para articular o Impeachment seria cassado, mas, Temer está nomeando aliados de Cunha no Governo e a imprensa já está dizendo que ele manda no governo Temer e esses dias ele falou que vai voltar para o Congresso mostrando que não tem receio de ninguém, nem do STF.

E agora José?

Você lê e assiste a imprensa nacional e sabe por meio dela que o PT inventou a corrupção e que todo o mal que existe no país é culpa dos petistas, você até desfez antigas amizades com seus amigos comunistas, mas, o diabo é essa imprensa internacional, pois, tem uns jornalecos como o The New York Times ou o The Guardian dizendo que o Impeachment é uma farsa e que Dilma foi derrubada por um bando de ladrões.

E agora José?

O mundo todo, a grande mídia mundial, a OEA, a ONU, a UNASUL bem como a Associação de Magistrados para a Democracia, um Prêmio Nobel da Paz, além de um tal de Noam Chomsky (que deve ser um idiota porque você nunca ouviu falar dele) diz que o Brasil sofreu um golpe e que uma parte dos manifestantes foi massa de manobra da elite e da grande mídia nacional e a outra parte não liga para a corrupção, apenas não aceita a classe trabalhadora no Poder!

E agora José?

O novo governo está disposto a destruir a CLT e os direitos trabalhistas conquistados há mais de 70 anos com Getúlio Vargas e anuncia que vai valer o negociado sobre o legislado. Você foi um inocente útil! Você foi enganado! A Ponte para o Futuro do PMDB é uma Ponte para o Passado, e você vai trabalhar mais tempo para se aposentar e seu salário de aposentado não vai acompanhar os reajustes do pessoal da ativa. Você queria mais Educação e mais Saúde e o governo sinaliza com menos.

E agora José?

Houve quem tentasse te alertar, mas, você não ouviu, pensou que aquilo era coisa de comunistas. E você ficou numa situação difícil, como explicar que não é golpe articulado por Temer e Serra para implantar a agenda neoliberal e a privatização da Petrobras e do Pré-Sal, se ele está no Ministério? E se o Romero Jucá revelou o golpe no grampo do telefone?

E agora José?

Nas ruas, o silêncio, não há mais o som das panelas. Na TV quase não se fala mais em corrupção. Os jornalistas que você sempre defendeu elogiam o novo governo. Na rua, apenas os comunistas se manifestam pedindo a volta da democracia. Você agora sabe que as manifestações de que fez parte não eram contra a corrupção, eram apenas contra o PT no Poder e também que o novo governo vai cortar programas sociais e irá beneficiar apenas os mais ricos. Mas, você é trabalhador! Você é pobre!

E agora José? E agora José?

Se esconder e ficar em silêncio não vai resolver!

Você vai aonde?  O que você vai fazer?

 

Referência: E agora José? Carlos Drummond de Andrade.

 

 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail