“A Mulher”

O Evangelho de São João Apóstolo conta que Je­sus dirigia-se à sua mãe-Maria com esta expressão: “Mulher”. Em Caná de

O Evangelho de São João Apóstolo conta que Je­sus dirigia-se à sua mãe-Maria com esta expressão: “Mulher”.

Em Caná de Galileia Jesus disse a Maria: “Mu­lher, o que temos nós a ver com isso?” (Jo 2.4)

Quando estava na cruz dirigiu-se a Maria com estas palavras: “Mulher, eis o teu filho!” (Jo 19.26)

Por que Jesus usava a expressão “Mulher” em vez “Mãe”? A resposta é a seguinte: Jesus veio cumprir tudo o que estava escrito nas Sagradas Escrituras. E nas Sagradas Escrituras a expressão “Mulher” é usada num trecho profético: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). E Jesus usando a expressão “Mulher”, expli­cou quem era aquela “Mulher” da qual falava o livro de Génesis, que era Maria.

Como entender a tarefa da “Mulher” do livro de Génesis? Segundo a ordem de Deus, a “Mulher” ficou junto com a sua descendência na inimizade e na luta contra o demônio. E por fim ganhou esta luta, pois massacrou a cabeça do demônio. Esta “Mulher” não é Eva, pois Eva não viveu na inimizade com o demônio, ao contrário, pelo pecado ela tornou-se até amiga do demônio. A única pessoa que viveu em permanente inimizade com o demônio, porque nunca cometera pecado e era cheia de graça, foi Maria.

Jesus Cristo que viveu na mesma casa com Ma­ria por 30 anos, tinha muito tempo para explicar-lhe tudo que se referia a ela nas Sagradas Escrituras. Pois sem dúvida, Jesus e Maria, passavam a maior parte do tempo rezando e falando das coisas de Deus.

Jesus falando a Maria: “Mulher”, sublinhava a participação dela nos planos de Deus na salvação do mundo.

Certamente Maria gostava de ouvir esta expressão do seu Filho: “Mulher”. Ficava feliz, pois seria aquela Mulher que ajudaria a derrotar o demônio e facilitaria a salvação dos homens e das mulheres.

Portanto é justo que recorramos a ela rezando, pois pelo poder recebido de Deus pode afastar de nós o demônio.

Maria! Minha Mãe Querida, “Mulher” muito poderosa, afasta de mim as ciladas do demónio. Amém.