Fidelidade

A Sagrada Escritura com ênfase elogia a fidelidade de Deus nos compromissos conosco. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus

A Sagrada Escritura com ênfase elogia a fidelidade de Deus nos compromissos conosco. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos. (Dt.7.9) 

Mas para nós homens e mulheres a fidelidade é um grande problema. Muitas vezes não somos fieis aos compromissos da nossa vida. Por exemplo, não somos fieis aos compromissos com Deus, com as outras pessoas, até conosco mesmo. As causas da nossa infidelidade são muitas e variadas. Não há dúvida que a nossa fidelidade é uma virtude que valoriza a nossa pessoa. Vale a pena cultivá-la.

É verdade, que nós todos também queremos lidar com as pessoas fiéis aos seus compromissos. Deus também quer que sejamos fiéis aos compromissos com Ele. Deus elogia a fidelidade dos homens e promete uma grande recompensa. Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. (Mt.24.45-47)

 Vale a pena ser fiel aos ensinamentos divinos pois Deus promete uma recompensa abundante.

A fidelidade de Deus se manifesta na permanente assistência dele a nossa vida. Deus não nos deixa abandonados não só quando vivemos sem pecado, mas quando cometemos algum pecado. Ele em qualquer situação se lembra de nós e nunca nós abandona como uma criatura perdida, como um refugo.

 Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’  Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.  (Lc.15.4-7)

A fidelidade de Deus nos encoraja a não nos desanimar com os nossos pecados. Sempre temos chance de ser perdoados dos nossos pecados e acolhidos com carinho e amor por Deus.

Não tendes sido provados além do que é humanamente suportável. Deus é fiel e não permitirá que sejais provados acima de vossas forças. Pelo contrário, junto com a provação ele providenciará o bom êxito, para que possais suportá-la.  (1Co.10.13)

Ó Meu Deus! Como o Senhor é querido. Como o Senhor me ama. Fico com vergonha de mim mesmo. Prometo me esforçar para cada vez mais ama-lo e ama-lo. Amém.