Jesus Cristo Redentor

Adão e Eva, os representantes da humanidade, fizeram uma grande ofensa a Deus, cometeram um grave pecado, pois obedeceram ao

Adão e Eva, os representantes da humanidade, fizeram uma grande ofensa a Deus, cometeram um grave pecado, pois obedeceram ao demônio e comeram a fruta da árvore que Deus proibiu de comer. Desprezaram a Deus infinito em sua majestade.  E em consequência disto a ofensa do pecado cometido também é infinita.

 A Bíblia conta a história de como Adão e Eva cometeram o pecado, que chamamos de original, pois cometido na origem do homem. Ela( o demônio escondido numa  serpente) disse à mulher: É verdade que Deus vos disse: ‘Não comais de nenhuma das árvores do jardim?’ A mulher respondeu à serpente: Nós podemos comer do fruto das árvores do jardim.  Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário morrereis’. Mas a serpente respondeu à mulher: De modo algum morrereis.  Pelo contrário, Deus sabe que, no dia em que comerdes da árvore, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecedores do bem e do mal. A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. Colheu o fruto, comeu dele e o deu ao marido a seu lado, que também comeu. (Gn.3.1-6 )

Foi assim, que Adão e Eva,  os representantes da humanidade, cometeram o pecado. 

Como conseguir o perdão do pecado?  Como reconciliar a humanidade com Deus? 

Aqui começa a bonita história da Redenção, o Mistério da Redenção. O Mistério-pois não somos capazes de entendê-lo totalmente.

Para conseguir de Deus o perdão dos pecados foi necessário ter alguém com duas qualidades:

A primeira qualidade tem que ser esta. É preciso  alguém igual em majestade a Deus ofendido. Um Pé de chinelo nunca serviria. Pois não se aceita desculpas de alguém de baixo nível que ofendeu alguém de altíssimo nível de majestade.

E a segunda qualidade é esta. Tem que ser alguém de raça humana com o corpo humano para poder representar os homens. 

Única pessoa que tinha estas qualidades era o Filho de Deus. E felizmente aconteceu que, o Filho de Deus sentiu uma dor pela humanidade e se compadeceu dela. Podemos imaginar que Ele pediu ao Pai perdão para a humanidade. O Pai, que ama muito o seu Filho, não quis decepcioná-lo, concordou em perdoar sob uma condição, que o Filho vestido de corpo humano oferece a sua vida pela humanidade. E isto aconteceu. O Filho de Deus recebeu o corpo humano de Maria, se tornou um de nós e começou se chamar Jesus Cristo. Tomou sobre si a responsibilade pelos nossos pecados. E pagou por eles mediante o suplício da cruz e assim conseguiu para nós o perdão dos pecados. E assim se tornou o nosso grande herói – O Nosso Redentor.

 São Paulo Apóstolo apresentou com grande ênfase Cristo como Redentor:  Ele, existindo em forma divina, não se apegou ao ser igual a Deus,  mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano. E encontrado em aspecto humano, humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte – e morte de cruz!  (Fl.2.6-8)

O Filho de Deus Jesus Cristo tanto comoveu o Pai com o seu sacrifício que o Pai prometeu que aqueles que vão se tornar amigos do seu Filho Jesus Cristo e vão seguir os ensinamentos dele,  serão  por Ele acolhidos como seus filhos e filhas.

O, Bom Jesus, Meu Amadíssimo Redentor! Obrigado pelo amor, que Te levou morrer na cruz por mim. Quero Te seguir praticando os teus ensinamentos para provar o meu amor por Ti.  Me abençoe neste propósito. Amém.