Leis humanas

Os homens querem substituir os mandamentos de Deus pelas leis humanas. Era assim nos tempos de Jesus Cristo e continua nos nossos tempos. Contrariando o mandamento Não matar legalizaram o aborto. Contrariando o mandamento de Deus O que Deus uniu, o homem não separa introduziram o divórcio. Contra o matrimonio instituído por Deus entre homem e mulher introduziram matrimonio entre pessoas do mesmo sexo, homem com homem, mulher com mulher.

Uma vez Jesus Cristo conversou com os fariseus, piedosos judeus a respeito das leis humanas e divinas, porque os judeus substituíram algumas leis divinas com as leis humanas.

Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas tomam a refeição com as mãos impuras?  Ele disse: O profeta Isaías bem profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam, as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’.  Vós abandonais o mandamento de Deus e vos apegais à tradição humana. E dizia-lhes: Sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus apegando-vos à vossa tradição. De fato, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem insulta pai ou mãe, deve morrer’. Mas vós ensinais que alguém pode dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que poderíeis receber de mim é ‘corban’, isto é, oferenda’.  E já não deixais tal pessoa ajudar seu pai ou sua mãe. Assim anulais a palavra de Deus por causa da vossa tradição, que passais uns para os outros. E fazeis ainda muitas outras coisas como essas!  Mc.7.5-13)

 Os fariseus lavavam as mãos e as vários utensílios por motivos religiosos não de higiene. Eles achavam que a lavada os livrará da contaminação com os pecados. Jesus Cristo criticou os atitudes deles. Mostrou, que inventaram tradições humanas para anular as leis de Deus. Por exemplo, inventaram uma lei, que, se um judeu declarava, que a comida em sua casa é uma oferenda feita a Deus corban, então ninguém podia comer esta comida, nem o pai, nem a mãe, só ele que fez esta comida. Em vez ajudar os pais, os judiavam. Assim os pais passavam fome e assim a lei de Deus Honrar pai e mãe” era desrespeitada. 

Mesmo que algumas leis humanas permitem contrariar as leis de Deus e viola-las, nos católicos não devemos fazer isso. Nunca esqueçamos, que nos espera o julgamento divino. E queremos que este julgamento seja vantajoso para nós, que Deus nos convide com estas palavras: Servo bom e fiel…vem participar da alegria do teu senhor! (Mt.25.21)

Meu Bom Jesus, me perdoe, se eu procurei justificar a minha violação das tuas leis. Que isto nunca mais aconteça. Ao contrário eu quero fielmente guardar as tuas leis custe que custar, para de Ti receber os elogios e por fim a Vida Eterna no Céu. Amem.

 

 

Deixe um comentário