O que é a virtude humana?

As vezes ouvimos falar de alguma pessoa que ela é cheia de boas qualidades. Na linguajem religiosa a boa qualidade

As vezes ouvimos falar de alguma pessoa que ela é cheia de boas qualidades. Na linguajem religiosa a boa qualidade chamamos “virtude”. Mais precisamente o que é a virtude? O Catecismo da Igreja Católica, baseando-se na carta de São Paolo Apóstolo aos Filipenses, explica assim: “A virtude é uma disposição habitual (costumeira) e firme para praticar o bem. Permite à pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma. A pessoa virtuosa tende para o bem com todas as suas forças sensíveis e espirituais; procura o bem e opta por ele em atos concretos”. (n1803)  São três categorias das virtudes: Virtudes Humanas (Morais), Virtudes Cardeais e Virtudes Teologais. As Virtudes Humanas são numerosas. Por exemplo: paciência, disciplina, honestidade, generosidade, estabilidade, misericórdia, bondade, etc. 
Ninguém nasce com as virtudes humanas. Elas são adquiridas gradualmente    durante toda a vida, sobretudo na família. Por exemplo: Marido sempre ajuda a esposa lavar lousa. Criança sempre ajuda a mãe varrer a casa. São as virtudes de amor familiar. Pessoa que nunca esquece de rezar antes de ir dormir, tem a virtude de piedade. Assim São Paulo Apóstolo em outras palavras exalta as virtudes humanas. “Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável”. (Fl.4.8) Uma vida virtuosa fazendo bem onde nós passamos, nos torna semelhantes a Jesus Cristo. Portanto temos de engajar o nosso pensamento na nossa conduta para escolher o que é bom e omitir o que é ruim. Temos que treinar a nossa vontade, resistir ao mal e seguir o que é bom.  As pessoas devem toda a vida trabalhar para estas virtudes adquirir e cultivá-las com o próprio esforço. Vale a pena adquiri-las pois elas facilitarão a nossa vida, pois elas regulam o nosso comportamento na família, no lugar do nosso trabalho, dominam nossos sentimentos, trazem à nossa comunidade a paz, a alegria, a amizade. 
A pessoa virtuosa é a pessoa que de livre vontade quer e faz o bem. Ela sabe que praticando as virtudes agrada a Deus. Assim a graça divina acompanha a pessoa virtuosa. As virtudes adquiridas pela educação na família são purificadas e santificadas pela graça divina. É agradável para os pais ouvir elogios dados aos seus filhos. Os pais ficam felizes quando as pessoas dizem: “Os seus filhos são bem-educados.” É aconselhável, para os pais, desde a criança pequena ensinar os filhos e as filhas cultivar as virtudes humanas. Assim a pessoa se torna virtuosa e têm facilidade de praticar a religião de Jesus Cristo e têm a certeza, que vai ganhar o Céu.
O Bom Jesus! Me ajude com as suas graças adquirir as virtudes humanas para que eu seja bem-sucedido na caminhada para o Céu. Amém.