Perseverança na Fé

“Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu

“Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus.  Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus.” (Mt.10.30-33)
Assim perguntemo-nos, quando declaramos ou quando renegamos diante dos homens a nossa Fé em Jesus Cristo? O fato de nossa Fé revelamos ao mundo inteiro pelo nosso comportamento. Na prática somos observados pelo pessoal da nossa convivência. As pessoas estão nos avaliando. Dizem para si, este cara é religioso ou dizem, este não tem religião. 
Jesus Cristo quer que nos evangelizemos o mundo não só pela palavra, mas pelo nosso comportamento, praticando todo o dia os ensinamentos dele. Pois o nosso comportamento muitas vezes tem mais força de atrair as pessoas a Jesus Cristo do que as palavras.
Temos no Novo Testamento exemplos de comportamento dos primeiros cristãos diante da Fé em Jesus Cristo: do diácono Estevão e de Pedro Apóstolo. Estevão morava em Jerusalém e como diácono cuidava a Fé dos cristãos. Disto não gostaram os chefes dos judeus. Exigiram que Estevão deixasse a Fé em Jesus Cristo. Ao contrário ele confirmou a sua Fé em Jesus Cristo. Isto o custou a sua morte por apedrejamento. Os Atos dos Apóstolos contam: “Estevão disse: estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. Os judeus “…arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo.” (AtAp.7.58).  Estevão morreu apedrejado. Ainda tinha tanta coragem, que rezou pelos seus carrascos.  
Com Pedro Apóstolo a história for diferente. Na sexta feira Maior quando Jesus Cristo foi preso no Jardim de Oliveiras, Pedro em defesa de Jesus usou a espada cortando a orelha de um dos participantes do sequestro de Jesus Cristo. Depois seguiu Jesus Cristo preso até o pátio da casa dos sacerdotes judeus, mas quando foi cercado pelos inimigos de Jesus Cristo negou que conhece Jesus Cristo. Duas vezes fez isso. Última vez era assim: “…os que ali estavam aproximaram-se de Pedro e disseram: “Sim, tu és daqueles; teu modo de falar te dá a conhecer”.  Pedro, então, começou a fazer imprecações, jurando que nem sequer conhecia tal homem.” (Mt.26.71-75.) Dois comportamentos diante da Fé em Jesus Cristo. Estevão manifestou publicamente a sua Fé em Jesus Cristo. E foi recompensado pela sua fidelidade com a visão dos Céus. Pedro ao contrario se separou de Jesus Cristo negando a sua pertença a Ele. A consequência da sua negação de pertencer a Jesus foi a tristeza.  Chorou amargamente várias vezes pela sua traição. 
O Bom Jesus! Me ajude a ter coragem em todos os momentos da minha vida para mostrar publicamente a minha Fé em Ti, para não chorar, mas me alegrar com visão dos Céus como viu são Estevão. Amém.