Benefícios da agricultura orgânica vão além da mesa do consumidor

Em interessante Prosa com o engenheiro agrônomo Christiano Bozza, conversamos sobre algumas das características da prática da agricultura orgânica e seus benefícios.

O primeiro deles, citado por Christiano, é o preço recebido pelo produtor, que em virtude de uma demanda crescente por produtos livres de agrotóxicos, alcança diferencial de preço nos mercados interno e externo.
Além do maior preço que incentiva o produtor, o engenheiro ainda citou inúmeras vantagens ambientais como o aumento da fertilidade e melhoria da estrutura do solo. Essas duas últimas contribuem para a diminuição da erosão e da quantidade de nutrientes e produtos químicos lixiviados para os cursos hídricos. O uso de compostos orgânicos e pó de rocha também influem diretamente na promoção da diversidade da micro fauna e micro flora do solo. Os benefícios da prática orgânica vão além da questão ambiental, especialmente a saúde do trabalhador rural e do consumidor pelo não uso de agroquímicos.
Para o agricultor interessado em migrar da agricultura convencional para a orgânica, Christiano definiu o processo de transição em 3 etapas: o primeiro envolve a mudança da mentalidade do produtor. Num segundo momento acontece a transição do sistema produtivo até apresentar resultados ótimos para recuperação do sistema, que acontece no médio prazo. Por último ele cita a o processo de transição da legislação e obter certificação de produtor orgânico.
No final ele destaca que já existem muitas técnicas produtivas para o produtor que se interessar.

Confira a nossa Prosa: