O plástico já está presente no corpo de mais de 90% das aves marinhas e no estômago de mais da metade das tarturugas marinhas, segundo dados da revista Forbes. Até 2.050, haverá nos oceanos mais toneladas de plástico do que de peixes, conforme um relatório do Fórum Econômico Mundial. Essas estatísticas foram apresentadas pela psicóloga Susan Linn no livro “Quem educa nossos filhos”, ao relatar sua preocupação no uso excessivo de embalagens plásticas de brinquedos para crianças.
Além do setor de embalagens, as indústrias de construção civil, automobilistica, eletrônicos, utensílios domésticos e produtos médicos, são algumas as quais os plásticos são importante matéria-prima. Segundo o pesquisados canadense Vaclav Smil, em 2.019 foram consumidas 370 milhões de toneladas dos mais variados tipos de plásticos, devido a suas características combinadas de maleabilidade, leveza e durabilidade. Em conjunto com o concreto, o aço e a amônia, Smil considera o plástico como um dos quatro pilares da sociedade atual, pois é consumido em grandes quantidades, sem susbstituto a curto prazo em escala global. No livro “Como o mundo funciona”, o pesquisador reflete sobre a real possibilidade de diminuirmos nossa pegada de carbono, já que essas quatro matérias primas essenciais a sociedade moderna estão correlacionadas com a síntese de combustíveis fósseis.
Linn descreve ainda em detalhes a estratégia de marketing da MGA Entertainment, fabricante das bonecas LOL Surprise, que abusa das embalagens para criar o efeito conhecido como “unboxing”, a abertura das caixas, normalmente feito por por influenciadores em canais nas mídias sociais. Além de aprentar o uso de várias camadas plásticas usado, comenta ainda sobre incentivar a acumulação, através de itens colecionáveis. Felicidade: as coisas que compramos nos farão felizes, como não o fazem de maneira duradoura, nos colocamos num ciclo sem fim de compras, atrás de uma maior, diferente, melhor. Então devemos parar de comprar? Missão impossível, mas podemos ter consciência desse ciclo de compras para entender que a felicidade vem de relacionamentos e experiências motivadas por valores como etc.