COMO FAZER E ACEITAR CRÍTICAS?

Como aceitar críticas tão fortes como: “Eu falei para você!”. “Não acredito que você fez isso!””Em que droga você estava

Como aceitar críticas tão fortes como: “Eu falei para você!”. “Não acredito que você fez isso!””Em que droga você estava pensando?” “Você sempre faz isso!” “Você nunca faz isso!””Não seja ridículo!”Você está louco!” “Sabia que isso ia acontecer!””Porque você não me ouviu?””Não seja tão sensível!””Parece que você ganhou peso! Você realmente precisa prestar atenção no que come”.

Críticas, críticas e críticas… crítica não é um palavrão, mas poderia ser. A crítica pode se apresentar de várias formas – uma declaração, uma pergunta sarcástica e até mesmo, um olhar condescendente. Ninguém a quer, e todo mundo a recebe. E embora todos nós odiemos receber críticas, não tem problema em fornecê-la. Ser criticado é uma das experiências mais difíceis que você tem de lidar todos os dias; contudo, criticar é tão fácil e natural quanto respirar.

Você se lembra de alguma coisa pela qual foi criticado enquanto crescia? Pense nisso por um minuto. Quais foram algumas das críticas que recebia dos professores, dos pais dos irmãos, das namoradas ou dos namorados? Disseram-me que tinha nariz grande, uma letra horrível, que era relaxado, que era muito possessivo, que era estúpido. Essas são apenas algumas que podemos ter recebido em nossa juventude. Procure se lembrar de mais alguma, tá!

Agora, vamos tentar se lembrar de alguma crítica que recebemos nos últimos trinta dias. Lembremo-nos de uma só. Agora também vamos tentar se lembrar de algumas críticas que fizemos na infância. As chances são grandes que seja muito mais fácil de lembrarmos das críticas que recebemos do que, das que fizemos. Porque? A resposta é que as críticas nos ferem muito mais profundamente, embora que, não admitamos. Mas, ferem tão fundo que o nosso cérebro nunca mais se livrará delas, mesmo depois de parar de pensar nelas por décadas. Na verdade, a crítica é tão desagradável, desalentadora e dolorosa que, quando se forma no ensino médio o estudante faz de tudo que pode para evitá-la. Todos devem se ajustar em seu comportamento para evitar ser criticado. Quantos relacionamentos e quantas famílias poderiam ter sido salvos se a ajuda tivesse sido oferecida livremente, em vez de negada por medo de crítica. Quantas grandes ideias e inovações que poderiam tornar a vida melhor nunca foram realizadas por medo da crítica. A crítica é uma das forças mais destrutivas em sua vida pessoal e profissional e na sociedade como um todo.  Essa é a má notícia. A boa notícia é que há uma forma de você superar o impacto negativo da crítica de alguém e derrotar por completo qualquer consequência negativa que ela possa ter em sua vida.

Outra forma de derrotar o impacto negativo da crítica e de parar de evitá-la é se arriscar a enfrentá-la. Não a ignore nem fique indiferente a ela. A única forma de derrotar o impacto negativo da crítica é aprender a maneira correta de lidar com ela. E há apenas um modo correto de lidar com a crítica. Veja, qualquer crítica que você recebe pode ser o seu melhor aliado ou seu pior inimigo, isso depende de três coisas: a fonte, a exatidão e a sua reação com ela. E se ela se torna sua inimiga conquistadora ou sua aliada é sua escolha. Embora ela possa vir a você como uma inimiga com intenção de machucá-la, você pode convertê-la em uma aliada que pode ajudá-la muito.