Perdão

Perdoar os outros, não porque eles merecem perdão… Mas porque você merece paz. Perdoar alguém depois de ter ferido ou

Perdoar os outros, não porque eles merecem perdão… Mas porque você merece paz.

Perdoar alguém depois de ter ferido ou traído você pode parecer impossível, especialmente quando a ferida é recente. A reação é humana, dependendo muito da índole da pessoa. Mas a verdade é que guardar rancor contra alguém está ferindo apenas uma pessoa – você. Estudos mostram que o perdão pode reduzir o estresse e os efeitos colaterais negativos que vêm junto com ele. O perdão pode ser extremamente difícil, e isso pode levar tempo, mas também é a cura, de muitas maneiras.

 Quando você se prende à raiva, ela está constantemente em seu corpo e mente, em seu coração. Mesmo que você pense que já empurrou a situação para o fundo de sua mente, ela provavelmente ainda está afetando sua vida diária e as decisões que você toma. Você pode nunca esquecer o sentimento de ser ferido ou traído, mas uma vez que você decidir perdoar de coração, vai descobrir que você não estará mais constantemente pensando sobre a ofensa. Você pode ter aprendido uma lição dura que vai permanecer com você, mas a escolha de perdoar irá liberar sua mente e seu coração e a dor não terá mais poder.

 Se alguém próximo a você foi a causa de sua dor, é hora de reavaliar o seu relacionamento. A pessoa pode merecer uma segunda chance. De qualquer maneira, encontrar espaço em seu coração para perdoar, irá permitir que você crie um novo começo. O perdão não é um sinal de fraqueza. Ele não significa que você é capaz de ceder. O perdão é um sinal de força. Significa que você decidiu estar acima de uma situação difícil, e escolheu a felicidade sobre a dor. O perdão pode permitir-lhe colocar o passado para trás e ter um novo começo. Dor, raiva e amargura só pesam para baixo e só machucam você. Apesar de ter esses sentimentos, inicialmente, parece difícil de controlar ou superar, você eventualmente terá que fazer a escolha de perdoar a fim de curar. Depois de se livrar de todas as coisas negativas que está sentindo, você vai se abrir para a felicidade. O perdão irá permitir que você finalmente encontre a paz. Quando alguém lhe machuca ou trai, essa pessoa está tentando roubar algo de você: sua felicidade. Em vez de guardar rancor, e permitir que outra pessoa controle a sua felicidade, tome a decisão de perdoar. Escolha ser positivo. Seguir em frente com a sua vida pode ser difícil, mas vale a pena. Cada segundo que você gasta com estar zangado, amargo ou querendo vingança é um desperdício de tempo. Seguir em frente com sua vida, curando e encontrando a paz através do perdão é uma escolha que você deve fazer, é uma grande escolha. O perdão é a decisão de deixar sua dor ir embora, e encontrar sua felicidade novamente. Ouvindo a voz do Mestre, tomar a cama de dor e da dependência e ir para casa, ir viver a vida. Somente os artistas do perdão são testemunhas do Deus Feliz.

 (P. Attílio Ignácio Hartmann SJ)

 Opinião sobre o que P. Attílio escreveu: Quando alguém te magoa muito você tem duas opções: Se vingar e ser feliz por alguns minutos, ou perdoar e ser feliz a vida inteira.