Análise do Comportamento

Nesta singela coluna vou apresentar à vocês as facilidades e complicações do comportamento, mas não é só isso. Tudo que

Nesta singela coluna vou apresentar à vocês as facilidades e complicações do comportamento, mas não é só isso. Tudo que envolve o ser humano. ‘Quero mostrar a delícia e a dor de ser o é’ Pode rir! É tão gratificante!
Buenas, Sou Taiane Franco, nascida em PoA/RS, mas moro há 20 no PR, Psicóloga 11633 há 15 de formada pela UNIPAR,. Terapeuta Cognitivo Comportamental, Esp. em Análise do Comportamento, Conhecimento em Saúde Mental, Neuropsicologia, Educação Especial, Avaliação Psicológica, Laudos Psicológicos, Atendimento Psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos, casais e familiar. Mas tchê, eu não perdi alguns trejeitos de gaúcha, volta e meia, solto umas pérolas lá dos meus pampas.
Entonces, temos vários tipos de comportamento: operantes, respondentes, condicionados, incondicionados, internos (pensamentos). Sim, PENSAMENTOS são comportamentos e dos mais poderosos. Mas, não vou chatear vocês com terminologias em uma matéria só, caso contrário, a sesta (soneca da tarde) chega mais cedo. Mas é importante saber que todas elas agem em nossa vida diariamente todos os dias, de maneira diferente em casa indivíduo e situação. Ainda temos os Comportamentos verbais e não verbais. E pasmem, esses comportamentos não verbais são em média 70% por cento dos nossos comportamentos do dia-a-dia do cotidiano nosso.

Aí alguém pode me perguntar, mas e o que fazemos nesses 70% do tempo? PENSAMOS. E isso meu caro, faz a diferença no dia.
A ocorrência de um conjunto de respostas e/ou pensamentos advindo de movimentos envolvidos com emoções, na presença de ocorrências de situações importante para o funcionamento e sobrevivência do organismo, são o que se constitui parte de suas capacidades. Tá?! O que isso tem a ver com psicologia? Capaz, vivente, tem tudo! (Já ti disse>gaúcha). As partes fisiológica (organismo e seu funcionamento) influencia e muito no seu estado de espírito e na manutenção de como vai se sentir no seu dia a dia.

Quero mostrar que na Análise do Comportamento podemos entender um pouco mais dos tipos de relações conjugais, parentais, comunicações, habilidades sociais, transtornos mentais e comportamentais. Dicas de como aprender ou aprimorar seu autoconhecimento, para que você semanalmente tenha momentos de reflexão. E aí, Vamos começar? Bah, Tri.
Comentarei muito sobre Autoconhecimento, pois ao meu ver psicologia está muito ligado a esse assunto, da mesma forma que os pensamentos. Mas vamos a pergunta que não quer calar:
Quem nunca se incomodou com alguma situação e não ficou mastigando aquele “pensamento” como se fosse chiclete?

O que preciso deixar claro é que o jeito de escrever pode ser pesado, mas tentarei deixar mais leve. Porém se as palavras são difíceis, já da pra entender, o ser humano pode ser bem complicado, né?!

Quero feedback/devolutiva/duvidas/sugestões das matérias:

e-mail: [email protected]

Facebook: TaianeFrancoPsicologa

Instagram: @taianefrancopsico

Mande seu comentário dúvidas, pelo WhatsApp: (46) 9 9921-5553 ou (42) 9 9826-7433

Psiclínica, Av. Santos Dumont, 1267, Água Verde, sentido UFFS.