A saudade

Os meus Natais nunca mais foram os mesmos após o falecimento dos meus pais e essa palavra teve um sentido

Os meus Natais nunca mais foram os mesmos após o falecimento dos meus pais e essa palavra teve um sentido ainda mais profundo para mim. A saudade é um genuíno conflito sentimental oriunda da inconformidade entre a intermitente lembrança e o momento presente da ausência daquela pessoa que amamos. A saudade faz aflorar sentimentos de reconhecimento por um bem ausente que, aspiramos, volte ao seu lugar em nossa vida. A saudade tem um perfil ambíguo de lembranças do triste e do alegre de coisas que marcaram as nossas vidas, seja uma vivência no passado ou a ausência de um ente querido que partiu para sempre cuja presença ansiamos mais uma vez entre nós. Como disse um grande pensador: o amor e a ausência são os pais da saudade. Toda saudade é um tipo de amor, pois amar é conhecer alguém. Ninguém tem saudade do que não ama e ninguém ama o que não conhece. A saudade se origina do processo dual entre o estado passado e o estado atual da ausência de dois seres separados pelo espaço e pelo tempo, o momento atual fica ausente, pois a nossa alma se transforma num rio que corre e flui para a nascente.

A esperança do reencontro 

Nesse sentido, a saudade nos dá aquela expectativa de que poderemos num futuro não muito longínquo, saciar a carência daquilo que amamos desfrutando de novo daquela presença que tanto gostávamos, talvez daí a origem da famosa frase: matar a saudade. Esse sentimento de saudade é uma força interior que nos impulsiona rumo àquela ideia a perseverar na esperança de conseguir se reencontrar com o ausente que desapareceu de perto de nós pelas circunstâncias da vida, das quais nem sempre temos controle. Como disse o doutor Renato Nunes, a pessoa nostálgica considera que a felicidade está no passado, é por isso que a nostalgia é considerada uma leve tristeza que a saudade provoca pela imaginação do passado , isso gera a baixa disponibilidade da vitalidade humana, essa condição pode levá-la inclusive a sofrer tormentos morais, ansiedade, estrese e depressão prejudicando o seu cotidiano ocasionando as apatias e faltas de vontades para continuar vivendo por não conseguir viver novamente as experiências do passado que não conseguiu descartar da sua consciência.

Motivos para continar

Um perfume, uma música, um lugar ou mesmo uma frase podem evocar a manifestação da recordação desse linda lembrança no presente nos fazendo crer a cada momento essa vivência como se estivéssemos revivendo aquele tempo de maneira real. Um dia poderemos até reencontrar os lugares onde aconteceram os bons momentos, mas aqueles dias e aqueles momentos, jamais irão voltar, pois cada momentos foram únicos. Sem lembranças do passado seriamos seres automáticos e empobrecidos espiritualmente, pois tudo o que somos hoje é fruto das nossas ações pregressas e faz parte da nossa própria história que ninguém pode mudar e nunca podemos esquecer que as nossas recordações ainda estão vivas no nosso âmago e nos servem de inspiração para nosso aprimoramento no agora. O pior desespero não é a saudade que fica de aquele que partiu e irá voltar e sim o vazio de aquele ente querido que partiu para sempre torturando amigos e parentes que amavam ele e sabem que nunca mais ouvirão a sua voz, as suas brincadeiras e o seu sorriso.

 

A minha caneta anotou 

As constantes ofertas na farmácia do Marquinho em todos os medicamentos onde a qualidade é comprovada.  Os bons preços da Rede Lar de supermercados comandada pela dona Olinda, Silo e Rogério. Os preços imbatíveis da Comercial Virmond na área de materiais de construção. O extremo profissionalismo dos funcionários do laboratório de exames clínicos Modelo em frente ao hospital São Lucas do bioquímico Toninho Pavan e a Salete Pavan que terá novidades em janeiro na parte técnica.  O ótimo atendimento do Luciano Polônio e da sua esposa Vanessa na Microlan informática você encontra todos acessórios para o seu computador. As ofertas da semana e domingos no auto posto Lalaco I e II. Na hora do chimarrão e tereré prefira produtos da erva mate Becker. Os bons produtos da fábrica Fornello comandada pelo Rodrigo Richardi. O sucesso total do tributo ao padre Zezinho organizado pela RCA e pelo Adilson Nogueira. O evento já deixou saudades.