NAVEGAR É PRECISO. VIVER NÃO É PRECISO

O grande navegador antigo Pompeu ja dizia: navegar é preciso, viver não é preciso. Esta célebre  frase foi repetida séculos

O grande navegador antigo Pompeu ja dizia: navegar é preciso, viver não é preciso. Esta célebre  frase foi repetida séculos depois pelo poeta português Fernando Pessoa, mas o que significa isso?  Como assim, viver não preciso e navegar é, que complicação, porém o poeta não estava se referindo na necessidade e sim na precisão e imprecisão. Navegar tem precisão, pois usa modernos recursos e ferramentas que indicam tudo como: latitude, longitude, profundímetro, GPS, rádio, agora, navegar na vida é muito impreciso,  pois o rumo é incerto e nem sempre sabemos o que vai acontecer, bate um vento do amor por exemplo e pode mudar tudo o endereço.

MUDANÇAS EM MINHA VIDA

Eu particularmente, quando iria imaginar que com 23 anos, no mês de Novembro de 1986, um vento muito forte do destino assoprou sobre mim e me trouxe ao Brasil,  minha vida toda foi no Paraguai, fui criado lá com culturas bem diferentes, de repente mudou tudo em minha vida e todos os meus planos se resumiram em ficar por aqui até o final dos meus dias, mas, quem pode garantir isso?  Sinônimo de vida é esperar o inesperado. Agora é certo, viver é impreciso, pois qualquer coisa pode acontecer a cada momento, a cada hora, a cada minuto,  a cada segundo, mas, se você planejar a sua vida, ela pode ser mais eficiente.

Então, planejar, fazer planos, ter metas para a sua vida, imaginar o futuro e saber aonde você quer chegar, isso é muito importante, saber onde está, aonde vai e qual caminho você quer ou irá fazer. Você não faz isso no seu cotidiano? Escolher qual caminho usar pra ir ao trabalho, para o supermercado, para se exercitar, qual a melhor estrada quando está viajando pra uma cidade desconhecida?

PROGRAME A SUA ROTA                                          

Como disse o psiquiatra Wilson Gonzaga, você escolhe caminhos até para os grandes planos da sua vida, o dia do seu casamento,  com quem irá casar, a viagem de lua – de – mel a sua aposentadoria, a casa dos seus sonhos, o carro que você vai comprar, quando você quer o seu primeiro filho, se for professor decidir pela metodologia mais apropriada que irá usar em salas de aulas para que o aluno compreenda melhor o conteúdo.

Planeje a sua vida para tudo, pois, uma vida bem planejada ajuda a evitar certos imprevistos indesejados, dessa maneira você terá mais eficiência e gastará menos energias para conseguir o almejado. Nesse sentido, navegar é preciso, viver é impreciso.  Planeje e visualize a sua vida, o destino aonde quer chegar e acredite que já conseguiu, olhe, mais da metade do que se propôs já foi conseguido. E não esqueça de se localizar no mundo fazendo as três perguntas: onde estou, onde vou e por onde eu vou para atingir os seus objetivos. A pior tragédia do homem não é não atingir o objetivo e sim não ter nenhum objetivo para atingir. Pense nisso.

A MINHA CANETA ANOTOU

Abraço para o chefe do núcleo de Laranjeiras do Sul Lídio, assim como todo o pessoal do RH que sempre atendem os educadores com muito empenho e respeito.  O abraço ao professor João Paulo de Marquinho que prestigia este espaço. As ofertas diárias na Movelar I e II da família Guerra tudo em eletrodomésticos. O bom atendimento do gerente Carlos Zukoswki e da Olinda da Rede Lar de supermercados, além dos bons preços. A liderança da Comercial Virmond na área de construções e tintas. 

Os bons preços e ofertas da farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada.  Agradeço a jornalista Simone dos Santos e a sua mãe dona Divina que sempre prestigiam esta coluna. Qualidade total em análises clínicas é no laboratório Modelo da família Pavan em frente ao hospital São Lucas. O laboratório conta com uma tecnologia de ponta para todo tipo de exames laboratoriais com uma equipe de grandes profissionais. O abraço ao ex policial civil Reinaldo.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail