Observatório

ALIENAÇÃO O significado vem da palavra latina Alien, ou seja um alienígena, aquele que vem de fora, uma ideologia que

ALIENAÇÃO

O significado vem da palavra latina Alien, ou seja um alienígena, aquele que vem de fora, uma ideologia que surgiu de uma outra pessoa ou grupo e a sua mente aceitou tudo sem questionar. Quando alguém coloca essa palavra em pauta, quase todas as pessoas pensam em novelas, revistas ou um canal de TV em específico. Como menciona o grande filósofo Clarion de Lafayette, alienação não tem nada a ver com novela ou esporte e sim com alguma ideia que não seja a sua. Para muitos trocar a fonte de alienação é a mesma coisa que não ser alienado. Toda vez que você deixa que outra pessoa pense por você, sem perceber, você está sendo alienado, não interessa qual é a fonte dessa alienação, não importa se você leu Schopenhauer, Platão, Foucault, Paulo Coelho ou qualquer outro escritor, se você leu aquilo e a ideologia entrou em sua cabeça de maneira literal e já sai recitando por aí como se fosse uma verdade absoluta querendo catequizar, você está sendo alienado.

FILTRE AS INFORMAÇÕES

Quando você está discutindo assuntos relevantes, aqueles que vão mudar o rumo da sua vida, saiba lidar com as informações recebidas, de preferência filtre-as ao máximo possível. É assustador ver pessoas que dizem concordar em tudo com essa ou aquela ideologia de determinado líder transformando-o num ídolo sem máculas.

REVEJA OS SEUS CONCEITOS

Eu mesmo não concordo  com tudo aquilo que já falei anos atrás, já fiz análises de pensamentos emitidos por mim no passado e acabei encontrando muitos erros, as vezes crassos que naquele momento pareciam serem corretos e imutáveis, hoje discordo em muitos aspectos. Questione tudo o que está recebendo, não deixe entrar de qualquer jeito a informação em sua cabeça, pare, questione, compare, pense  e critique o que você está ouvindo, especialmente se é aquilo que você gosta, que você é a favor e apoia, daquele seu time, daquele seu partido, daquela sua religião, daquele seu grupo que comunga a suas ideologias. A imensa maioria não enxerga os pontos ruins do lado que ela apoia, qualquer crítica, você pode receber uma resposta agressiva, pois tratam de maneira religiosa aquele assunto.

FALÁCIA DO PRETO E DO BRANCO

Todos os dias as pessoas ficam se digladiando entre: machistas e feministas. Esquerda x direita. Capitalismo x socialismo. Religião A x Religião B. Ateísmo x agnosticismo.  Veganismo x carnívoros e assim vai, um lado tem que morrer para o outro existir. Muito cuidado com grupos que envolvem muita paixão, grupos ferrenhos na defesa daquilo, pode ter a certeza que tem alienação à torto e direito, ou seja todos aceitando as ideias daquele grupo sem questionar ficando com raiva de quem questiona, de quem aponta um único defeito um ponto incoerente. Só tenham em mente que nenhuma ideia é perfeita ou infalível. Toda vez que você lê um livro, um artigo, procure pontos divergentes, a dúvida através da dialética é o caminho para o novo conhecer. Evite momentos de brigas nas redes sociais, antes de apontar e condenar tente entender ou outro lado, seja educado, pois moramos num país onde é priorizado o estado democrático de direito. Somente assim você se livrará da alienação e não desligando aquele canal de TV que não lhe interessa.

A MINHA CANETA ANOTOU

O abraço ao amigo José Feliciano o popular Besouro que sempre prestigia este espaço. Na hora do seu mate ou tereré experimente os deliciosos produtos da erva mate Becker, chimarrão é saúde. Os bons preços da Movelar I e II da família Guerra, tudo em eletromóveis. As boas ofertas da Comercial Virmond na área de materiais construção. A liderança na área farmacêutica do Marquinho com a sua farmácia indo de vento em popa e com os preços lá embaixo. As boas ofertas na Rede Lar de supermercados. Laboratório de análises clínicas Modelo sempre cuidando com muita qualidade da sua saúde com os mais modernos equipamentos. Méritos da Salete e o bioquímico Toninho Pavan, assim como de toda a equipe.  O melhor da área da informática você encontra na Microlan informática do Luciano Polônio e da esposa Vanessa.