Aos nove anos de idade, crianças rio-bonitenses lançam livro infantil

“O Victor trouxe os textos, escolhemos e fizemos alguns ajustes. Depois ele teve a
ideia de convidar a coleguinha Milene para ilustrar o livro.” diz a professora Zélia Maria da Silva

Até onde uma criança é capaz de ir quando incentivada?

Na última terça-feira (29), aconteceu no Centro cultural de Rio Bonito do Iguaçu, o lançamento do livro ‘Bóbi – O Trem de passeio’. Escrito por Victor Gabriel Duarte Alves e Milene Eloise Cunha, ambos com nove anos de idade e do 3º ano da Escola Municipal Rio Bonito do Iguaçu (Cerbi).

Quando adultos, carregamos o peso e a plenitude de nossas escolhas, entendendo que cada passo que damos molda a trajetória de nossas vidas. Somos os arquitetos de nossos destinos, responsáveis por esculpir os caminhos complexos que é a existência adulta.

Ao contrário, na infância, para que nossos sonhos possam florir precisamos ter a sorte de ter pessoas especiais a nossa volta.

Não basta apenas ter um talento, um dom, um potencial que se destaque; é preciso ter o incentivo e disposição de adultos. Com suas mãos grandes, seus braços fortes, sua resiliência forjada pelo passar dos anos, seus recursos, e sua inteligência.

Victor Gabriel Duarte Alves, um pequeno grande escritor, e Milene Eloise Cunha, talentosa ilustradora, ambos com nove anos de idade e do 3º ano da Escola Municipal Rio Bonito do Iguaçu (Cerbi), uniram forças para criar, ‘Bóbi – O trem de passeio’. Que narra a fantástica estória de um trem de passeio que percorre vários lugares do planeta conhecendo os animais e todas as belezas naturais em seu caminho.

A obra não apenas marca o início de suas carreiras literárias, mas também destaca a importância do incentivo, da paixão pela leitura e da dedicação dos pais e da tão amada professora Zélia.

O início de um sonho

Em uma conversa durante uma aula de produção de texto em março deste ano a professora Zélia Maria da Silva, responsável por dar vida ao livro, relembra o momento com emoção. “Estávamos discutindo sonhos, quando Victor me revelou seu desejo de ser escritor quando crescesse. Eu o encorajei, dizendo que crianças também podem escrever livros. Decidimos, então, que escreveríamos um livro juntos.”

A professora não apenas incentivou Victor, mas também envolveu a família, descobrindo que o jovem já tinha o hábito de escrever muitos textos.

A mãe de Victor, Suzana Duarte, foi outra peça fundamental nesse processo, apoiando e incentivando o filho a transformar seu sonho em realidade.

O projeto começou a ganhar forma quando a professora Zélia pediu para que Victor fosse escrevendo algumas estórias, das quais, uma seria escolhida: “Ele trouxe os textos, escolhemos e fizemos alguns ajustes, mas, depois ele acabou a reescrevendo por completo, do jeitinho dele; e teve a ideia de convidar a coleguinha Milene para ilustrar o livro.”

A parceria literária

O pequeno escritor cheio de entusiasmo, ao ser questionado sobre a escolha de Milene para ilustrar, explica: “Ela sempre desenhou muito bem. Na minha sala, ela é a que desenha mais bonito. E é minha amiga”.

Victor também destaca sua alegria ao concretizar esse sonho. “Estou muito feliz. É um sonho que estou realizando. Eu gostei muito de escrever esse livro e quero mais. Este é só o primeiro”.

A talentosa ilustradora do livro, Milene, conta entusiasmada: “Gostei muito de ilustrar o livro do Vitinho, ele é muito meu amigo e estou muito feliz!” Ao ser perguntada sobre como foi ilustrar a estória, ela destaca sua independência criativa: “Não quis ajuda, preferi desenhar tudo sozinha. Foi tudo na minha cabeça mesmo”.

Orgulho dos pais

O papel dos pais na jornada das crianças foi fundamental para que o livro se tornasse realidade. A mãe de Victor, Suzana, destaca a importância do incentivo à leitura desde a infância. “ Eu sempre busco incentivar ele na leitura. Nosso objetivo principal, como pais, é incentivar ele nos estudos. E hoje a palavra que define é orgulho. Nestes momentos a gente vê que está no caminho certo. Percebe o quanto tudo está valendo a pena por mais difícil que seja ser pai e mãe. É recompensador!”

A mãe de Victor também destaca o trabalho e a dedicação da professora: “Que incrível seria se toda criança tivesse uma professora como ela. O quanto ela incentivou as nossas crianças em sala de aula; e soube identificar os sonhos, talentos e suas habilidades necessárias para dar vida a eles”.

O pai de Victor, Altemir Alves, expressa seu orgulho e confiança no futuro do filho: “Desde criança, ele sempre foi brilhante nas escolhas dele. Ele continua plantando para um futuro melhor. Tenho certeza que, acima de tudo, será um grande homem, assim como é uma criança incrível. Estou muito orgulhoso”.

Silmara Terci, mãe de Milene, enfatiza a dedicação da filha ao desenho desde pequena, revelando um dom que se manifestou de maneira brilhante nesse projeto.  “Em casa a gente quase não vence comprar caderno e lápis de cor para ela desenhar. Pela idade dela, receber um pedido assim é muito gratificante. A gente fica muito feliz, só tenho a agradecer por esse momento.”

Agradecimentos especiais

Suzana Duarte, mãe de Victor, deixa uma mensagem especial de agradecimento: “Nossa gratidão especial é para a professora Zélia que incentivou e fez com que tudo isso fosse possível. Agradecemos aos comerciantes locais que ajudaram no custo da publicação do livro”.

Com a realização desse sonho literário, fica evidente que, mesmo com pouca idade; crianças têm o poder de criar, inspirar e deixar uma marca no mundo da literatura. A professora Zélia Maria da Silva, que acaba de se aposentar depois de tantos anos de trabalho e dedicação, deixando saudades em seus pequenos. Os pais orgulhosos, o escritor Victor Gabriel e a ilustradora Milene Eloise Cunha, são verdadeiros exemplos de como o incentivo, a paixão e o apoio podem transformar sonhos em realidade, abrindo caminhos para um futuro promissor e cheio de realizações. Certamente, para estas crianças, este é apenas o primeiro capítulo de muitas estórias que esses pequenos grandes autores ainda têm a contar.