IBGE aponta que 1,9 milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola

A chefe do NRE, Adriane Schio de Almeida, destaca programas e ações para combater a evasão escolar na região

Na busca por compreender e enfrentar a evasão escolar, um desafio persistente na realidade educacional brasileira, é fundamental entender o que ela representa. A evasão escolar refere-se à interrupção abrupta ou prolongada dos estudos antes da conclusão do ciclo educacional. No Brasil, os números são preocupantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2023, cerca de 1,9 milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola.

Enfrentamento pelo Estado

Para lidar com essa realidade desafiadora, o Governo do Estado do Paraná tem implementado iniciativas visando mitigar a evasão escolar. A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, Adriane Schio de Almeida, destaca o programa ‘Presente na Escola’, implementado em 2019 pela Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR). “A iniciativa monitora diariamente a frequência dos estudantes e trabalha de forma integrada com a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, para combater o abandono e a evasão escolar”.

O programa utiliza estratégias como o monitoramento por meio do relatório de frequência dos estudantes, que registra os dados em uma linha do tempo desde o início do ano letivo. Adriane destaca que de posse do relatório, o diretor e a equipe pedagógica podem identificar, em tempo real, os ausentes e realizar ações imediatas para trazê-los de volta à escola.
Além disso, a Seed-PR emprega o Sistema Estadual da Rede de Proteção (SERP), onde são registrados os casos de alunos com um determinado número de faltas, encaminhando-os para a Rede de Proteção, incluindo o Conselho Tutelar e, quando necessário, o Ministério Público.

Iniciativa federal

Além dos incentivos no Paraná, o programa ‘Pé-de-Meia’, lançado pelo Governo Federal em janeiro, surge como mais uma forma de enfrentamento a evasão escolar, buscando promover a conclusão do ensino médio entre jovens de baixa renda.
Ao oferecer incentivos financeiros em diferentes etapas da jornada escolar, o programa busca reduzir o abandono dos estudos e proporcionar oportunidades de mobilidade social.

Com benefícios que incluem desde auxílio para matrícula e frequência até incentivos para participação no Enem, o ‘Pé-de-Meia’ busca ser mais um incentivo para a transformação da realidade educacional no Brasil.

A democratização do acesso à educação e o estimulo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens também se apresenta como um importante passo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Impactos negativos

A pesquisa ‘Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades’, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan SESI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que reuniu mais de 100 experiências nacionais e internacionais de combate a esse problema, mostra que a estimativa é que cada aluno que deixa de terminar o ensino médio gera um prejuízo de R$ 395 mil para si e para a sociedade.
Se o Brasil tivesse índices como os do Chile, onde a taxa de conclusão de jovens no ensino médio fica em torno de 93%, o ganho anual na economia seria de R$ 135 bilhões.
Distorção idade-série, baixo aprendizado, desigualdade social e econômica, falta de orientação sobre carreiras e, como consequência, um baixo engajamento dos alunos com os estudos são alguns dos principais obstáculos a serem vencidos na luta contra a evasão de jovens do Ensino Médio brasileiro – caracterizado pela baixa qualidade do ensino e elevadas taxas de reprovação e evasão.

Trabalho conjunto

Conforme Adriane, o trabalho conjunto das equipes das instituições de ensino e da Rede de Proteção tem sido fundamental na diminuição de casos de abandono e evasão escolar em nosso Núcleo de Educação. “As boas práticas, realizadas pelos profissionais da educação nas escolas, que visam acolher os alunos e motivá-los a permanecer estudando são fundamentais. Todas essas ações convergem para um objetivo comum, que é a permanência dos estudantes na escola, o sucesso no aprendizado e a consequente conclusão de sua escolaridade”, finaliza Adriane.