Passarela das Cataratas do Iguaçu é temporariamente fechada devido a enchentes

Medidas de segurança visam garantir a proteção de visitantes e equipe operacional

Ontem (29), a passarela das Cataratas do Iguaçu, teve sua operação temporariamente suspensa devido a uma enchente que atingiu a região. Além do fechamento da passarela, equipes técnicas também realizaram a retirada das grades de proteção, uma vez que a enchente arrastou galhos e até mesmo troncos de árvores que desceram na correnteza do rio. Essas ações fazem parte do protocolo de segurança da unidade de conservação.

Enchentes e Vazão

A enchente foi causada pelo aumento na vazão do Rio Iguaçu, que atingiu a marca de 13 milhões e 700 mil litros por segundo, muito acima da média normal de 1 milhão e 500 mil litros por segundo das Cataratas. Não há previsão para a redução da vazão, que só permitirá a reabertura da passarela quando atingir uma média de 7 a 8 milhões de litros por segundo.

A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão do parque Nacional do Iguaçu, e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, estão monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, para determinar quando a passarela poderá ser liberada novamente.

Trilhas e Turismo

No entanto, os mirantes da Trilha das Cataratas permanecem liberados para visitação, e o turismo no parque continua operando normalmente até às 16 horas, desde que os visitantes adquiram seus ingressos online pelo site oficial. Além do fechamento da passarela, o passeio de barco também foi temporariamente suspenso.

Todas essas medidas fazem parte do protocolo de segurança adotado para garantir a proteção tanto dos visitantes quanto da equipe operacional do parque, enquanto os demais passeios permanecem habilitados para proporcionar uma experiência segura e única aos turistas.