Engenheiros da Sanepar expõem ações para redução de perdas de água na Espanha

O objetivo do evento é compartilhar e debater os últimos avanços, estratégias, técnicas e aplicações das melhores práticas internacionais na gestão de águas não-faturadas

Engenheiros da Sanepar destacaram ontem terça-feira (16) em San Sebastián, Espanha, o Programa Corporativo de Combate e Redução de Perdas de Água da Companhia durante a Water Loss 2024, a maior conferência global sobre o tema. O objetivo do evento é compartilhar e debater os últimos avanços, estratégias, técnicas e aplicações das melhores práticas internacionais na gestão de águas não-faturadas. O Water Loss, que começou no domingo e termina nesta quarta-feira, atraiu 620 participantes de todo o mundo.

Projeto

Juliana Pilotto, gerente do Processo Água da Companhia, com os engenheiros Marcelo Depexe e Patrícia Paludo, considera a participação no evento crucial para aprender e trocar experiências com os principais especialistas do setor. “Conhecemos diferentes tecnologias e novas ideias para aprimorar nosso programa corporativo de redução de perdas”, afirma.

Durante a apresentação na conferência, o engenheiro Marcelo Depexe compartilhou os resultados do programa, incluindo a redução de mais de 10 litros/dia entre 2019 e 2023. “A tendência é que essa queda continue nos próximos anos”, destacou.

Na estratégia corporativa da Sanepar para aprimorar a eficiência operacional e reduzir consistentemente as perdas de água, foi explicado o funcionamento das câmaras técnicas responsáveis pela implementação do programa em todo o Estado. Essas câmaras realizam reuniões mensais para análise de resultados e definição das próximas ações. “Elas visam garantir a uniformidade de conhecimentos e ações em todas as regiões do Paraná, assegurando a eficácia das diretrizes do programa”, explicou.

Além disso, foram apresentados projetos em andamento pela Sanepar, em colaboração com startups. Isso inclui o uso de sensores em hidrômetros para monitorar a pressão e vazão das redes 24 horas por dia, bem como o uso de hidrofones para detectar ruídos na água. Também foi destacado o uso de tecnologia israelense para detectar perdas, incluindo a captura de imagens por satélite.