Casa da Amizade promove nova etapa de recolhimento de lixo eletrônico

Há mais de uma década realizando o serviço, a vice-presidente Vera Southier comemora o feito. “Ano passado recolhemos mais de 10 toneladas de entulho. A ação visa o meio ambiente mais limpo e a conscientização”

Na última quarta-feira (04), a Associação Casa da Amizade de Laranjeiras do Sul celebrou uma década de trabalho dedicado ao recolhimento de lixo eletrônico e ao bem-estar da comunidade local, com mais uma etapa do serviço. O evento, que também contou com um bazar beneficente, reuniu membros da associação, voluntários e a população em geral em uma ação que visa tornar o meio ambiente mais limpo e conscientizar sobre a importância do descarte correto de eletrônicos.

Meio ambiente

A vice-presidente da Associação Casa da Amizade, Vera Elizabeth Southier, compartilhou sua visão sobre o trabalho realizado ao longo dos últimos 10 anos. “Nós estamos nesse evento já há uns 10 anos. O chamo assim porque é uma maneira de mostrar o que fazemos. Este é um projeto que deixa o meio ambiente mais bonito e limpo. Para se ter uma ideia, no ano passado recolhemos dez toneladas de material. Com o avanço da tecnologia, entendemos a necessidade de ofertar este serviço à comunidade”, destaca Vera.

Conforme ela, o destaque da ação é o recolhimento de lixo eletrônico, que inclui lâmpadas, pilhas, eletroeletrônicos, toners e outros materiais relacionados à eletrônica. “As lâmpadas, principalmente, causam muita poluição. Então, era descartada de qualquer maneira. Recolhemos também pilhas, eletroeletrônicos, toners, tudo o que gira em torno desses produtos, Só hoje, um dos caminhões contém apenas lâmpadas. Este serviço é essencial”, detalha.

Parceria com a comunidade

Vera aponta como a comunidade contribui com a causa, já que a associação possui uma parceria onde as pessoas levam o lixo eletrônico, e além disso, podem doar alimentos e materiais de higiene. “Nós recolhemos o lixo e a única coisa que as pessoas podem trazer para nós é algum alimento, ou materiais de higiene. Sabemos que moradores em vulnerabilidade precisam se alimentar, mas higiene básica também é importantíssima”, explica a vice-presidente.

Causas importantes

Além a coleta de lixo eletrônico, o evento incluiu um bazar beneficente, onde roupas em bom estado foram vendidas a preços acessíveis. O dinheiro arrecadado é direcionado para os projetos da ACA, que atende às necessidades da comunidade. “Fazemos um trabalho de abelhinhas. Nosso propósito é ajudar o próximo e fazemos isso com maestria”, finaliza Vera.