Casos de Covid-19 voltam a subir em Laranjeiras do Sul; Só em dezembro foram 320 novos registros

“As pessoas precisam se sensibilizar, deixar os medos e mitos de lado e ir tomar a vacina, pois só ela tem o poder de acabar com essa transmissão. Só saímos da pandemia graças a vacina”, enfatiza a enfermeira Patricia Massuqueto

Após dois anos de quarentena, e 6 meses desde a última morte na cidade, os casos de Covid-19 voltaram a subir em Laranjeiras. Entre setembro e outubro o número de casos havia estagnado na casa dos 6950, total de registros desde o começo da pandemia. Conforme o último boletim semanal da secretaria de Saúde, divulgado na sexta-feira (23), os casos estão em 7335, com 35 casos em novembro, e 320 em dezembro, resultando 355 novos casos em dois meses, com um número expressivo em dezembro.

Conforme o secretário da Saúde Valdecir Valicki o número tem aumentado a cada dia. “Diariamente temos novos casos, mas mesmo com o aumento, não há nenhum grave. Estamos com as salas de vacina abertas, então nossa recomendação é para aqueles que ainda não se vacinaram, que procurem uma unidade de saúde e coloquem em dia as doses da vacina”, enfatiza Valicki.

O secretário ressalta a utilidade da vacina. “Felizmente hoje vemos a eficácia da vacinação, ela não inibe ninguém de pegar o vírus, mas previne que a doença chegue no estágio grave. Agora a Covid é uma doença sazonal, que para ter uma boa proteção é preciso de vacinas”, relembra Valicki.

O que são as doenças sazonais?

Após as vacinações e a diminuição dos casos graves, a Covid-19 é agora classificada como uma infecção sazonal, assim como a gripe, mas o que de fato é isso?

As doenças sazonais são aquelas que tem uma tendência maior de acontecer em determinada época do ano, de acordo com as mudanças de estações climáticas. Isso acontece em decorrência de alterações na temperatura, umidade e exposição solar, além de fatores ambientais e comportamentais.

Isso, claro, não impede que as doenças mais frequentes em determinadas épocas do ano não ocorram também em outros períodos. Até porque não são todas as regiões que apresentam estações bem definidas. De forma resumida, apenas quer dizer que elas são mais comuns quando o clima fica mais quente e úmido ou mais frio e seco.

A enfermeira e coordenadora da campanha contra a Covid-19 em Laranjeiras, Patricia Massuqueto, falou sobre o aumento dos casos. “Foram 114 casos confirmados entre 17 e 23 de dezembro. Ativos com a doença foram 97. Para conseguirmos zerar essa transmissibilidade precisamos da consciência das pessoas, aquelas que estiverem com sintomas que realizem o seu isolamento, e procurem o atendimento para fazer o teste e tomar as vacinas”.

Vacinação

Conforme Patricia as doses estão disponíveis diariamente nas Unidades Básicas de Saúde em atividade. Devido o recesso, duas estão fechadas. Para realizar a vacinação é necessário procurar as UBS do Centro, Celeste, Presidente Vargas e o Monte Castelo, que possuem a terceira e quarta dose. Para se vacinar com a primeira e segunda dose é preciso marcar um horário com a equipe.

Patricia também enfatizou a eficácia da vacina. “A vacinação é essencial. As pessoas precisam se sensibilizar, deixar os medos e mitos de lado e ir tomar a vacina, pois só ela tem o poder de acabar com essa transmissão que voltou. Só saímos da pandemia graças a vacina”, finaliza a enfermeira chamando a população para se vacinar.