Deputado Corti visita a região e busca acordos para fomento de agroindústrias na Cantu

Entre as pautas, estão melhorias no fornecimento de energia e o credenciamento de serviços sanitários industriais pela iniciativa privada

O deputado estadual Luis Corti (PSB), visitou a região da Cantu na última semana. A passagem por Nova Laranjeiras, Marquinho e Laranjeiras serviu para tratar os projetos que ele defende na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), destacando o compromisso com o governo de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Em entrevista ao Correio do Povo, o deputado apresentou as bandeiras que tem defendido para beneficiar a agricultura, a pecuária e as agroindústrias na região, como o ‘Paraná Trifásico’ e sua atuação na comissão de Minas de Energia e Água. “Nosso trabalho é buscar acordos de fomento à agricultura, principalmente na Cantu. Em abril estivemos aqui para discutir as quedas de energia no campo. Buscamos acordos com a Copel e logo, este problema será solucionado”, destaca o deputado.

Fomento à agricultura e pecuária

Na visita, esteve presente o coordenador do gabinete de Corti, Irineu Camilo. O assessor retorna à região a partir de agosto para atender os municípios da base do deputado e entender as necessidades regionais para ajudar a viabilizar recursos. “Temos a oportunidade de abordar questões diferenciadas. Há uma comissão ativa sobre energia e água, que mostrou avanços significativos no estado, especialmente nas regiões produtivas de agricultura e pecuária”, diz Corti.

Segundo ele, o Paraná é o maior produtor de peixes do Brasil, produzindo 194 mil toneladas, mais de 25% do total nacional. O estado também se destaca na produção de frango, em que corresponde à 34% do produto brasileiro. “Só no Oeste, são abatidos mais de três milhões de frangos/dia. Nossa produção alimenta o mundo todo. Para manter essa posição, é essencial garantir a infraestrutura e a viabilidade da indústria”, explica o deputado.

Projetos

Corti ainda destaca que a técnica é fundamental na produção, e a cadeia produtiva especialmente no setor de frango, requer integração, manejo e crédito agrícola, uma bandeira importante. “Trabalhamos em várias frentes para que o Paraná continue um gigante na produção de carnes. Temos um projeto de lei em andamento que foi aprovado pela CCJ, elaborado em conjunto com a agência de defesa agropecuária do estado do Paraná. Ele foi encaminhado buscando flexibilizar o estado e melhorar as condições para o setor agropecuário”, destaca.

Além disso, outro projeto que beneficia a agropecuária, permitirá que a iniciativa privada credencie serviços de inspeção sanitária e industrial em estabelecimentos industriais, principalmente na cadeia animal. “O setor privado, com empresas credenciadas pelo governo, será responsável por esse serviço. Somos os autores desse projeto e tenho certeza absoluta de que o aprovaremos neste segundo semestre do nosso mandato. Temos muito trabalho pela frente”, completa.