Extensão universitária: UFFS e Itaipu Binacional assinam parceria para ações de sustentabilidade

UFFS e Itaipu Binacional assinam parceria para ações de sustentabilidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou do lançamento do Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial, uma iniciativa da Itaipu Binacional em colaboração com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e outras 17 instituições de ensino superiores localizadas na área de atuação da Binacional, incluindo a UFFS.

Evento e objetivo
O evento teve lugar na Universidade Estadual de Londrina (UEL) na última semana. Este programa visa promover ações de sustentabilidade através da seleção de 200 projetos de extensão e da concessão de mil bolsas. O investimento da Itaipu será de R$ 24 milhões.
Durante o evento, além da assinatura dos termos de cooperação, foi lançado o edital de convocação para os 200 projetos de extensão, para os quais serão disponibilizadas cerca de mil bolsas para estudantes e professores das universidades e institutos envolvidos no programa. O objetivo é impulsionar a pesquisa e a extensão, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador na região de atuação da Binacional. Espera-se que as ações atinjam um público superior a 200 mil pessoas em mais de 200 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Importância
Na ocasião, a UFFS foi representada pelo Diretor do Campus Laranjeiras do Sul, professor Fábio Luiz Zeneratti, acompanhado por servidores dos Campi Laranjeiras do Sul e Realeza. Zeneratti enfatizou que o programa é um marco na relação entre a Itaipu Binacional e as universidades públicas, destacando a importância da adesão da UFFS ao programa. Ele afirmou: “O lançamento do ‘Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial no Paraná e Mato Grosso do Sul’ é um marco na relação entre a Itaipu Binacional e as universidades públicas. A UFFS esteve presente no evento de lançamento do Programa para realizar a assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Extensão. Este programa é resultado de um intenso diálogo, do qual fizemos parte, e representa a consonância do projeto da nossa universidade com os objetivos da Itaipu para o desenvolvimento sustentável. Agora, nossos extensionistas podem submeter projetos ao edital, e tenho certeza de que com esse fomento, nossas atividades de extensão ganharão novo impulso e fortalecimento”, concluiu.

Projetos
Os projetos serão selecionados por meio de Chamadas Públicas, com foco na submissão de propostas pelos professores das instituições parceiras. Eles devem estar em consonância com, pelo menos, dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, abrangendo diversas áreas como biodiversidade, conservação ambiental, energias renováveis, saúde, políticas públicas, entre outros. O prazo para submissão de propostas é de 6 de maio a 2 de junho.