Laranjeiras: prorrogado o prazo da campanha de vacinação contra a poliomielite e outras doenças

Segundo a secretaria, a prorrogação ocorreu pela baixa adesão dos grupos-alvo da cobertura vacinal

A secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica prorrogou até o dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Segundo a secretaria, a prorrogação se dá pela baixa adesão dos grupos-alvo, e, respectivamente, os baixos resultados alcançados da cobertura vacinal.

Dados Paraná

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) o estado registrou queda nos números gerais de vacinação, principalmente em crianças e adolescentes, entre 2019 e 2020. A cobertura de pelo menos dez vacinas sofreu redução, entre elas está a vacina contra a poliomielite.

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a doença é contagiosa, causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos mais graves, levar à paralisia dos membros inferiores.

A enfermeira e coordenadora do setor epidemiológico Patricia Massuqueto, ressalta que a vacinação é a única forma de prevenir a doença e todas as crianças devem ser imunizadas.

“Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas de acordo com a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já as crianças de 1 a 4 anos devem ser imunizadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina do esquema básico”.

Laranjeiras

Desde o início de agosto, a secretaria de Saúde de Laranjeiras tem realizado e alertado a população sobre a campanha de vacinação. A ação acontece em todas as unidades de saúde do município e vai das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30.

A enfermeira salienta a importância dos pais garantirem a imunização de seus filhos.

“A vacina contra pólio assegura nossas crianças de complicações graves em relação às lesões no sistema nervoso, que podem causar uma paralisia irreversível, sendo de extrema importância” enfatiza Patricia.

Dados

Até o dia 5 de setembro, dados preliminares da secretaria de Saúde, mostram que foram vacinadas em Laranjeiras 1.276 crianças das 2.130 crianças desta faixa etária ou 59,9% do público-alvo.

Por Unidades de Saúde o número de vacinados são:

Monte Castelo: 85

Presidente Vargas: 246

Cristo Rei: 137

Água Verde: 163

Centro: 337

Jardim Iguaçu: 82

Celeste: 226