Liderança feminina da Coprossel inaugura projeto ‘Economia Azul’no SOS de Laranjeiras

Em parceria com a prefeitura e por meio de promoções e doações, R$54 mil foram investidos

Na última segunda-feira (30), um grupo de integrantes do curso de mulheres líderes da Coprossel, inaugurou no Serviço de Obras Sociais de Laranjeiras, o projeto ‘Economia Azul – Todos por um SOS mais sustentável’.

Infraestrutura e meio ambiente

A iniciativa do grupo viabilizou a implantação de duas grandes cisternas para o reaproveitamento da água da chuva. Assim como a construção de uma horta com estufa, e também melhorias na brinquedoteca do instituto, que atualmente cuida de 13 crianças.

Neyde Friedrich, uma das idealizadoras, relata que desde o início, a prioridade foi transformar o SOS em um ambiente ainda mais confortável do que já era. “Precisamos mostrar à futura geração que estar conectado com o meio ambiente é fundamental para nossa própria sobrevivência e de forma saudável. Agregamos então neste projeto a sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente”, explica.

“Além de gerar ganhos diretos com a redução de gastos com água, o projeto também propõe o aprendizado prático das crianças no cultivo de alimentos saudáveis e na infraestrutura da brinquedoteca. Todos os valores investidos foram arrecadados por meio de promoções, doações e auxílio da prefeitura de Laranjeiras, que superou R$ 54 mil”, enfatiza Neyde.

Para a advogada, cooperada e integrante do grupo de liderança feminina, Paula Pinto de Oliveira, o projeto busca alcançar o sentido amplo de sustentabilidade. “No decorrer do curso que participamos na cooperativa, tínhamos de colocar os conhecimentos em prática, planejar e executar um projeto em benefício da comunidade. Nesse sentido, alinhadas com as demandas do SOS, entregamos esse projeto às crianças que aqui são atendidas. Registramos nosso agradecimento à Coprossel e a todos os parceiros que nos ajudaram a concluir o projeto”, destaca Paula.

Entre as idealizadoras do projeto também estavam a Elizabeth de Oliveira, Juliana Aparecida Minosso, Neusa Schmitt e a Roseli Willenz Schimboski.

SOS

O Serviço de Obras Sociais, de Laranjeiras do Sul, é uma organização da sociedade civil que tem como campo de atuação atender crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, seja por se encontrarem em situação de risco, abuso ou ainda falta de um responsável legal.
Segundo o presidente da instituição, Miguel Friedrich, o SOS tem a capacidade de atender até 20 crianças. “Temos que agradecer a todo o esforço das mulheres da cooperativa e de toda a comunidade pelo empenho de trazer ainda melhores condições às crianças atendidas. O núcleo feminino nos ajudou com a questão da água e ainda na brinquedoteca com o novo forro, piso e equipamentos, que deu uma nova cara à sala de uso das crianças. Obrigado à Coprossel e à comunidade regional’, finaliza Miguel.

Liderança Feminina Coprossel

O incentivo às mulheres ligadas à Coprossel nasceu a partir do apoio da diretoria da cooperativa em gerar oportunidades e inclusão para as mulheres. De modo formal, esse incentivo passou a ganhar força por meio de um modelo de capacitação por cursos, viagens e programas de formação, como o ‘Desenvolvimento de Liderança Feminina Coprossel’ (Pdlf).

Apoiadores e presenças

O belo resultado do projeto só foi possível através da parceria entre a Cooperativa Coprossel, com o Banco do Brasil, Comunidade Campo Mendes, Sistema Ocepar, Lions Club, prefeitura de Laranjeiras, Serviços de Obras Sociais e a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras.

Estiveram presentes no evento o presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira; o vice-prefeito Valdemir Scarpari; presidente do Rotary Clube de Laranjeiras, Duda Andreetta; coordenadora do Núcleo Feminino, Lindamir Boaria Stunder; Amanda Rafaela do Lions Club; entre outras autoridades.