Secretaria de Saúde ofertará exames e testes rápidos na Campanha Novembro Vermelho

Esforços são para trazer informações, conscientização para a população e prevenir o câncer de boca assim como outras doenças

Durante o mês de novembro ocorre a campanha Novembro Vermelho. Baseada na Lei Estadual nº 19.868/2019 ela visa a prevenção e combate ao câncer de boca no Paraná.

Conforme dados da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc), em 2020 surgiram cerca de 378 mil novos casos e quase 178 mil óbitos pelo câncer de boca no mundo. Segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer, o número de mortes no Brasil chegou a 6.192 em 2020.

Ao longo deste mês a secretaria da Saúde de Laranjeiras reforçará as ações e orientações para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

O Dia D de conscientização será realizado no dia 19 de novembro, das 8 às 12 horas, na Unidade de Saúde da Barão do Rio Branco. A secretaria ofertará exames bucais com a equipe de Odontologia da prefeitura, além de testes rápidos de HIV, Hepatites virais e Sífilis, em livre demanda. 

Como identificar?

O câncer de boca é um tumor maligno que afeta os lábios e cavidade oral, e está entre os mais incidentes no Brasil, além de estar entre os seis tipos de câncer mais comuns em homens e oitavo nas mulheres.

Alguns dos sintomas do câncer de boca são:

•Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;

•Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);

•Nódulos (caroços) no pescoço;

•Rouquidão persistente;

Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:

•Dificuldade de mastigação e de engolir.

•Dificuldade na fala.

•Sensação de que há algo preso na garganta.

Prevenção

A doença pode ser prevenida de maneira simples e tratada se diagnosticada precocemente, embora a maioria dos casos seja identificado em estágios avançados.

“O câncer de boca é um grave problema de saúde pública que pode ser controlado se for diagnosticado precocemente. O Novembro Vermelho é uma campanha de conscientização para alertar para esse cuidado, evitando um prognóstico desfavorável em estágio avançado e até mesmo a morte pela doença”, afirma o secretário de Saúde, Valdecir Valicki.

Fatores de risco

Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo de álcool. Além destes, exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV também são condições de maior risco de câncer.

Os principais sintomas são lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, além das outras já citadas.