Talento e dedicação levam Banda Municipal de Laranjeiras ao pódio de campeonato estadual

“Isso é fruto de muito trabalho. É gratificante ver onde chegamos e o que conquistamos”, destaca a saxofonista Ana Julia Bucker

A Banda Municipal de Laranjeiras do Sul participou, no último dia 16, do 3º Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras em Apucarana, evento que reúne conjuntos musicais de todo o estado como fanfarras, bandas marciais, sinfônicas e de percussões.

A equipe laranjeirense trouxe para casa o troféu de segundo lugar na categoria Bandas de Concerto.

Segundo o maestro João Matias, a maioria das cidades que tem banda participam do evento, que tem como objetivo promover a troca de conhecimento e incentivar o crescimento da classe musical. “Onde acontece eventos como esse, criam-se mais bandas”, afirma Matias. “É um incentivo para o local e para os participantes de fora. Os alunos estudam por um bom tempo para terem oportunidades como esta, além da interação social durante a viagem”, ressalta.

Esforço coletivo

Para a saxofonista Ana Julia Angonese Bucker, a emoção tomou conta por perceber que o trabalho do maestro e dos integrantes da banda chegou a um nível suficiente para participar de um campeonato desse porte. “Isso é fruto de muito trabalho. É gratificante ver onde chegamos e o que conquistamos”, destaca Ana.

O evento possibilitou que Laranjeiras e outros municípios mostrassem sua arte e cultura, lapidada diariamente por meio do esforço coletivo de cada grupo. “Este é um projeto muito bonito que temos aqui na cidade, e que requer muita dedicação. Temos que mostrar o que fazemos, espalhar a arte e a música de Laranjeiras”, declara Ana.

Disciplina e respeito

Vera Regina Taques é madrinha da Banda Municipal, além de ser a mãe das alunas Alice Tainá Dias (saxofonista), de 16 anos e Ana Sofia Dias (clarinetista), de 14 anos. Suas três filhas entraram para a banda em 2018. A mais velha faz faculdade fora de Laranjeiras e participa com o grupo sempre que pode.

Vera acompanha a banda em suas apresentações, filmando e fazendo fotos, além de auxiliar o maestro Matias nos bastidores. “A música é algo muito importante e a participação em uma banda remete à disciplina e respeito”, enfatiza. “Cada um tem o momento certo de tocar e é preciso respeitar e obedecer à regência do maestro”, explica Vera.

Para ela, o segundo lugar destaca o talento, dedicação e amor dos envolvidos pela música, enaltecendo a cultura local e estadual. “A banda traz isso de uma maneira muito forte: faz pequenas apresentações (tocatas) em escolas, repartições e lugares públicos, apresentando músicas que muitas pessoas nunca tiveram oportunidade de ouvir”, conta. “Parabenizo o trabalho sério do maestro Matias, o apoio do prefeito Berto Silva e da diretora de Cultura Luiza Nogueira”, finaliza Vera.

Por Marcelo Padilha