Temporal deixa 8 mil unidades sem energia em Laranjeiras do sul

No início da noite de ontem, 176 mil consumidores encontram-se sem energia em todo o Estado.

Na noite da última terça-feira (9), fortes temporais e rajadas de vento atingiram diversas cidades do Paraná, resultando em um amplo desligamento de unidades consumidoras e provocando danos na infraestrutura elétrica. Mais de 1.100 profissionais da Copel foram chamados para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas.

Os temporais foram particularmente intensos em duas regiões distintas: uma parte no Oeste e Sudoeste do Estado e outra no Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba. Registrou-se a ocorrência de ventos de até 90 km/h, acompanhados de descargas atmosféricas e granizo.

No início da noite de ontem, 176 mil consumidores encontram-se sem energia em todo o Estado. Entre os municípios mais impactados estão Curitiba, com 47 mil unidades consumidoras desligadas, São José dos Pinhais, com 9,6 mil desligadas, Laranjeiras do Sul (8 mil), Foz do Iguaçu (6,5 mil), Clevelândia (6,2 mil) e Itaipulândia, com 5,8 mil domicílios sem energia.

As equipes da Copel estão focadas em atender aos 2.130 serviços emergenciais já registrados, sendo que esse número pode aumentar à medida que os temporais se deslocam. Cada serviço emergencial representa um ponto distinto na rede que necessita de inspeção e reparo. Danos como quebra de postes e queda de árvores sobre os cabos foram observados em algumas localidades, demandando a reconstrução de partes da rede elétrica.

Visando a segurança da população, a Copel orienta que se mantenha distância de locais com postes quebrados e fios caídos.

A falta de energia pode ser comunicada através do aplicativo para celulares, do site www.copel.com, ou pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Em situações em que não haja acesso à internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, contendo as letras “SL” (de “sem luz”) e o número da unidade consumidora, destacado em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Além disso, situações de risco e falta de energia podem ser reportadas pelo telefone 0800 51 00 116.