Responsivo

As Constelações Familiares e o Poder Judiciário 

As Constelações Familiares entraram no campo do Direito, através do Juiz Sami Storch, que iniciou seus estudos nessa área no ano de 2004, quando teve seu primeiro contato com a terapia das constelações familiares e percebeu que, alem de ser uma terapia altamente eficaz na solução de questões pessoais, o conhecimento desse método apresentava potencial imenso para utilização na área jurídica.
Quando se tornou juiz, Sami Storch já fazia formação em constelações familiares e como as leis sistêmicas se aplicam as nossas relações, percebeu que poderia fazer uso das mesmas, para auxiliá-lo em seu mister de juiz.
A primeira vez, que utilizou as constelações familiares, foi durante a disputa pela guarda de uma menina de quatro anos, isso em 2010, quando trabalhava em Palmeiras (a 450 km de Salvador). No caso em questão, mãe e avó queriam a responsabilidade e trocavam acusações serias. Sami Storch percebeu que o caso não poderia ser solucionado apenas com uma decisão sobre a guarda da menina, já que qualquer que fosse a decisão, permaneceria o drama e o sofrimento da menor, causado pela disputa entre mãe e avó.
No dia da audiência, levou consigo um kit de bonecos, que utiliza para a prática de terapia de constelações familiares, no atendimento individual e, quando chamou a menina para ser ouvida, colocou os bonecos encima da mesa, pedindo para que ela posicionasse os brinquedos e montasse a historia da família, mostrando quais bonecos representava cada membro da família:
Perguntou, então, onde a menina se sentia melhor, o que acontecia quando se aproximava da mãe ou da avó e outros personagens da família. E ela pode se expressar que se sentia melhor com a mãe, ainda que representasse um carinho grande pela avó e que ficasse bem com as duas.
Desta forma, a mãe, a avó e os advogados viram a verdade dos fatos naquela dinâmica. Anteriormente outro juiz tinha tirado a guarda da mãe, mas quando a menina se expressou pela constelação, o desejo da infante ficou muito claro para todos, colaborando para resolução dos fatos.

Deixe um comentário