Campanha do Estado chega a 13,2 mil toneladas de doações enviadas ao Rio Grande do Sul

Toda essa ajuda humanitária foi organizada com o apoio de voluntários e servidores do Estado e foi enviada ao estado gaúcho em 557 caminhões

A mobilização para arrecadação de donativos promovida pelo Gabinete da Primeira-Dama e a Defesa Civil do Paraná, em apoio ao Rio Grande do Sul, atingiu um total de 13,2 mil toneladas. Essa significativa assistência humanitária foi possível graças à colaboração de voluntários e funcionários estaduais, sendo transportada em 557 caminhões para o estado gaúcho. Esses recursos foram concentrados durante o período de 2 a 22 de maio nas instalações do Corpo de Bombeiros e outras instituições que se uniram à campanha.

Doações

Segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira (23), os donativos incluíram aproximadamente 3 mil toneladas de alimentos, 4 mil toneladas de água mineral em fardos e 4,7 mil toneladas de materiais de limpeza e higiene. Além disso, foram coletadas roupas, cobertores e ração, distribuídos em 64 cidades gravemente afetadas pelas enchentes e declaradas em estado de calamidade pública.

Paralelamente à assistência direta, foi aprovada durante esse período a legislação que estabelece a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, pioneira no país em alcance nacional. Isso permitirá uma resposta mais ágil do Estado diante de situações extremas, não apenas no Paraná, mas em todo o território nacional. A rede visa facilitar a implementação de medidas de cunho social, inclusive com a participação de organizações da sociedade civil.

“A coleta ultrapassou as 13 mil toneladas. Sentimos a necessidade de ajudar de alguma forma e lançamos a campanha SOS RS para mobilizar toda a solidariedade do Paraná em auxílio aos nossos irmãos gaúchos”, afirmoua primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa.

“A população paranaense demonstrou grande solidariedade durante essa campanha. Todos os recursos foram direcionados ao nosso posto de operações em Santa Cruz do Sul e distribuídos às áreas afetadas conforme estabelecido”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Schuning.

Ajuda

Além da campanha de arrecadação, o Paraná organizou diversas frentes de ajuda em simultâneo ao Rio Grande do Sul: as forças policiais auxiliaram no patrulhamento, os bombeiros realizaram resgates, técnicos e veículos do Instituto Água e Terra contribuíram com a limpeza e abastecimento, a equipe da Sanepar auxiliou na restauração das estações, e caminhões do DER/PR colaboraram na desobstrução de rodovias estaduais e federais. O estado também disponibilizou veterinários, bolsas de sangue e helicópteros como apoio à região afetada.

No Rio Grande do Sul, de acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira (23), há 468 municípios impactados, 65 mil pessoas em abrigos, 72 desaparecidos e 163 óbitos confirmados. Mais de 82 mil pessoas e 12 mil animais já foram resgatados até o momento.