Calendário de vacinação contra a varíola dos macacos deve começar pelos profissionais da saúde

O ministro não considera até o momento a necessidade de declarar situação de Emergência no Brasil

Depois da grande pandemia que passamos, o Brasil fica alerta para a nova doença da varíola dos macacos. Cada vez mais se registram casos no país, onde pesquisadores já trabalham no desenvolvimento das vacinas, que vão imunizar a população.

O Ministério da Saúde deverá informar ainda nessa semana quando estarão disponíveis as primeiras doses contra a varíola dos macacos. De acordo com a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, a fase de tratativas com o laboratório produtor da vacina terminaram, mas falta uma posição do laboratório sobre o calendário de entrega.

O Ministério ainda informou que montou uma campanha de conscientização, porém aguarda o Tribunal Superior Eleitoral para distribuir o material nos postos e centros de atendimentos em saúde.

A aquisição das vacinas será feita pela Organização Pan – Americana de Saúde (Opas), o laboratório responsável pela fabricação fica na Dinamarca, assim sendo ele não pode solicitar o registro do imunizante junto a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) caso o país queira comprá-lo, a opas deve intermediar a transação.

Marcelo Queiroga ministro da Saúde, esclarece que caso as 50 mil doses solicitadas pelo Brasil cheguem será destinado a profissionais de saúde. O ministro não considera até o momento a necessidade de declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

Foi divulgado os dados atualizados sobre a doença, no mundo todo registrando 35.621 casos em 92 países. O Brasil registrou até o momento 2.893 casos, o número de suspeito é de 3.555 com uma morte.

Países com mais casos:

Estados unidos (11,1 mil)

Espanha (5,7 mil)

Alemanha (3,1 mil)

Reino Unido (3 mil)

Brasil (2,8 mil)

França (2,6 mil)

Canadá (1 mil)

Holanda (1 mil)

Portugal (770)

Peru (654)