Responsivo

Alunos da Escola Rui Barbosa se destacam em evento do Dia do Folclore

Apresentações valorizaram a cultura nacional e regional

No último dia 22, em comemoração ao Dia do Folclore, a Escola Rui Barbosa realizou um evento com apresentações culturais de alunos e comida típica regional. Segundo a secretária de Educação e Cultura Eliane Ramos Padilha, o intuito do evento foi valorizar a cultura brasileira e regional.

A comemoração aconteceu na quadra de esportes da escola. Os alunos fizeram apresentações sobre personagens do folclore nacional: Saci-pererê, Mula sem cabeça, Curupira e Emília, característicos da obra ‘Sítio do Picapau Amarelo’ de Monteiro Lobato.

As apresentações foram coordenadas e desenvolvidas pela professora de Arte Silmara Esteche. A secretaria de Ação Social confeccionou as fantasias e adereços para a caracterização dos alunos, e jovens voluntárias fizeram as maquiagens dos personagens.

Valorização dos alunos

A secretária Eliane destaca que a cultura precisa ser estimulada na sociedade, principalmente nas escolas. “Não podemos deixar nossas raízes morrerem”, disse ela. “Temos uma história e precisamos conhecê-la. É de suma importância que as crianças saibam dessa história”.

Para ela, por meio de metodologias ativas e projetos voltados ao estímulo e interesse na aprendizagem, as crianças ganham mais visibilidade e são valorizadas pelas atividades que desenvolvem.

“Um evento como este destaca o saber e as potencialidades de cada um. É perceptível que alunos com dificuldade de aprendizagem, de registro, numa ocasião como essa mostram suas habilidades. Ficou nítido o desempenho de algumas alunas, que já foram para avaliação psicopedagógica, mas que fizeram uma apresentação maravilhosa”, conta Eliane.

Resgate cultural

O evento representa uma entre outras ações de prioridade da secretaria de Educação e Cultura, focada no resgate cultural, nacional e regional. “Estamos dando ênfase a nossa cultura, adormecida por causa da pandemia e por falta de ações e incentivos na área”, ressalta Eliane.