Pesquisa do Novo Ensino Médio ajuda a Educação a esclarecer o modelo

Educação promove pesquisa sobre Novo Ensino Médio

Está no ar a pesquisa sobre o Novo Ensino Médio promovida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O formulário é destinado a toda a comunidade do Estado – professores, pais, estudantes de escolas públicas e privadas e público em geral – e tem o objetivo de avaliar o que os paranaenses já conhecem sobre o tema.

A pesquisa, que leva cerca de cinco minutos para ser respondida, auxiliará a Secretaria da Educação a identificar quais são os pontos já esclarecidos à comunidade e quais são os temas que precisam ser mais explorados, com o intuito de fornecer orientações acerca do novo modelo de Ensino Médio. Portanto, a contribuição da comunidade é de muita importância.

O Novo Ensino Médio passa a ser implementado em 2022 no Paraná para turmas do 1º ano. Entre as mudanças trazidas pelo modelo, estão o aumento da carga horária, a oferta de itinerários formativos e do componente curricular Projeto de Vida.

A carga horária mínima do estudante na escola passa de 800 horas para 1.000 horas anuais. Dessa forma, o Ensino Médio passa a ter um total de 3 mil horas ao longo dos três anos, sendo 1.800 destinadas para a Formação Geral Básica (FGB) e 1.200 para a realização dos itinerários formativos.

A FGB é o conjunto de aprendizagens comuns e obrigatórias a todos os estudantes, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e será organizada em quatro áreas do conhecimento. Já o itinerário é como um conjunto de trilhas de aprendizagem que podem ser organizadas a partir de uma ou mais áreas do conhecimento. São elas: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail