Porto de Paranaguá registra fluxo diário de US$ 34 milhões de operações de soja em 2023

Ao todo, foram embarcadas 13 milhões de toneladas entre grão, farelo e óleo. Em valores absolutos, a movimentação chegou a US$ 7,3 bilhões nos sete primeiros meses deste ano

O complexo de produtos à base de soja, composto por soja em grão, farelo de soja e óleo de soja, continua a ser um dos principais setores impulsionadores da atividade portuária nos terminais de Paranaguá e Antonina. Durante o período de janeiro a julho deste ano, a média diária de movimentação no sentido de exportação foi de US$ 34 milhões, de acordo com os registros do sistema Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do governo federal.

No total, foram embarcadas nos portos do estado do Paraná 13.237.594 toneladas dos três principais produtos do complexo, com destaque para a soja em grão, que totalizou 8.478.722 toneladas, seguida pelo farelo de soja com 3.787.033 toneladas e o óleo de soja com 971.839 toneladas. Em termos financeiros, essa movimentação representou um montante de US$ 7,3 bilhões nos primeiros sete meses de 2023.

Cultura essencial

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressalta a relevância do complexo de soja para a atividade portuária de Paranaguá. “Este segmento desempenha um papel crucial nas exportações pelos portos paranaenses, respondendo por 55% de todas as cargas exportadas para o exterior, em termos de tonelagem, de janeiro a julho. Além disso, sozinho, o segmento representou 44% dos US$ 16 bilhões em exportações”.

O complexo de soja exportado pelo Porto de Paranaguá tem como principal destino a Ásia. Durante esse período, a soja em grão teve como principais destinos a China, seguida pela Coreia do Sul, Bangladesh e Rússia. O maior volume de óleo de soja foi enviado para a Índia, seguido por Bangladesh. Já o farelo de soja foi destinado principalmente a países europeus, como Polônia, Holanda, França, Alemanha, Eslovênia e Espanha.

Origem

Em relação à origem dos produtos, mais da metade (54%) da soja em grão exportada pelo Porto de Paranaguá provém do próprio estado, seguido por 21,7% do Mato Grosso do Sul e 7,3% de São Paulo. O farelo embarcado por Paranaguá também tem uma origem significativa no Paraná, com 55% do total, seguido pelo Mato Grosso do Sul com 16% e Mato Grosso com 14%. O Paraná contribui com aproximadamente 40% da origem do óleo de soja embarcado pelo Porto de Paranaguá, enquanto Mato Grosso (15%), Goiás (9,6%) e Mato Grosso do Sul (8%) são os seguintes na lista.

Participação no país

No contexto nacional, as exportações brasileiras do complexo soja alcançaram 87.162.669 toneladas de janeiro a julho, lideradas pela soja em grão com 72.467.242 toneladas, seguida pelo farelo de soja com 12.968.600 toneladas e o óleo de soja com 1.726.826 toneladas. Os portos paranaenses mantiveram a segunda posição geral entre os portos brasileiros durante esse período, com o estado do Paraná classificado em quarto lugar nas exportações de soja em grão, segundo lugar no embarque de farelo e primeiro lugar no óleo de soja.

O diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, enfatiza a representatividade dos portos paranaenses no cenário nacional, afirmando: “Ao somarmos os volumes de soja em grão, farelo de soja e óleo de soja, alcançamos uma participação significativa de 14,8%. Este ano, o Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá superou marcas importantes, especialmente no embarque de soja em grão”.