Responsivo

Prefeitura de Virmond pretende implantar barracão para reciclagem de lixo

“Nossa intenção é utilizar a verba que está sendo gasta com o descarte para outros projetos. E para isso é preciso da conscientização da população para separar os itens orgânicos dos recicláveis”, afirma o prefeito

A reciclagem de lixo e a separação entre resíduos orgânicos e recicláveis desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na promoção de um futuro mais sustentável. Conforme dados do último Panorama, o Brasil gerou, em 2022, 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, ou seja, 224 mil toneladas por dia. Desse montante, somente 76,1 milhões de toneladas foram coletados e 5,7 milhões de toneladas não tiveram um destino específico.

Com a iniciativa de promover essa conscientização ambiental e reduzir os gastos públicos, o prefeito de Virmond, Neimar Granoski, esteve este mês no antigo aterro sanitário do município para explicar como funciona a coleta do lixo orgânico e reciclável. “Viemos até o local onde ficava o antigo ‘lixão’ de Virmond, que agora foi recuperado e preservado, para explicar como funciona a coleta na cidade. Hoje o município junta cerca de 30 toneladas de resíduos por mês, que no total custam R$ 360 por tonelada para ser despachado”, informa.

Projeto de reciclagem

O prefeito aproveitou o momento para falar sobre um projeto em andamento, em parceria com a Itaipu, para construir um barracão de reciclagem para a cidade. “A separação do lixo é extremamente importante e nesse momento essencial. Temos um projeto em andamento, que será em parceria com a Itaipu, para construir um barracão de reciclagem na cidade. Para isso é necessário que os moradores separem o lixo corretamente. Com essa iniciativa teremos uma equipe especializada na divisão dos itens, uma vantagem para o meio ambiente e também na redução dos custos para o despache correto”, explica Neimar.

A separação do lixo, conforme explica o prefeito, se tornou uma ação primordial para reduzir gastos que são desnecessários, e otimizar a utilização dos recursos públicos. “No momento o município tem gasto muito dinheiro com o descarte, o que não é viável. Essa verba pode ser utilizada de tantas outras maneiras. Então, com o barracão, economizaríamos significativamente, enviando apenas o que não puder ser reaproveitado. Mas para isso também é preciso da conscientização na separação dos resíduos”, enfatiza.

Frota de coleta

O prefeito mencionou que a administração já possui dois caminhões destinados para a coleta. “O município adquiriu, com apoio do governador Ratinho Júnior (PSD), viabilizado pelo deputado Artagão (PSD), dois caminhões para a frota. Um para a coleta seletiva e outro compactador. Esses novos recursos visam fortalecer a coleta e transporte, assim conseguimos gerar uma economia considerável nos gastos públicos. Temos que dar utilidade a esse recurso público”, finaliza o prefeito.